fbpx

As melhores estratégias digitais para promover o seu negócio

Antes de começarmos este artigo, temos uma notícia muito chocante: estratégia digital não é a mesma coisa do que estar presente nas redes sociais. Faz parte, mas não é necessariamente a mesma coisa. Então o que é uma estratégia digital? Simples: A estratégia digital, digamos que é a irmã mais nova da estratégia, só que voltada para o mundo digital e para a promoção online do seu negócio.

Por outras palavras, a estratégia digital abrange toda a postura que uma marca adota na internet. As estratégias de uma empresa estão relacionadas com os seus objetivos, metas e ações.

Nesse sentido, a estratégia digital serve para planear como uma empresa, marca ou negócio irá atingir os seus objetivos, alcançar as suas metas e realizar as suas ações no mundo digital. A seguir vamos apresentar algumas das estratégias mais utilizadas para a promoção do seu negócio, site ou blogs.

Sem mais demoras, vamos ao que interessa…

1. Redes sociais

Sim, eles estão de volta e posso garantir-lhe que vieram para ficar. Estas plataformas chegaram para mudar totalmente o modo como estamos a consumir conteúdo, e no fim do dia, quem manda são elas.

A interação que as redes sociais proporcionam entre as marcas e seus seguidores é imensa. Estas plataformas foram criadas exatamente com esse intuito: influência, diálogo e comunicação.

Sendo assim, ter uma página numa rede social onde o seu público se encontra é algo de extrema importância! Sendo para a promover as ações que a sua empresa está a fazer e, claro, para criar conteúdos que sejam de interesse do seu público.

Ainda não se sente confortável com as redes sociais? Aqui vai uma dica: ter uma página numa dessas plataformas acabou por ser tornar crucial para a escolha de uma marca por parte dos utilizadores. As pessoas procuram marcas com as quais se consigam identificar, não apenas no que toca ao serviço ou produto, mas que tenham as mesmas crenças e valores do que elas. Existem várias estratégias a adotar dentro das redes sociais, para saber qual é a que melhor se encaixa com o seu propósito a nossa segunda dica é: faça uma boa pesquisa (sim, de novo). Depois de escolher as redes certas e montar a sua estratégia de conteúdo, a promoção paga pode afigurar-se como o próximo passo.

2. Google Ads

O Google Ads, ou como era chamado antigamente “Google AdWords”, é a plataforma de publicidade do Google. Através deste serviço, pode ter anúncio na rede de pesquisa Google, em que os anúncios são exibidos sob forma de links patrocinados. Quando alguém realiza uma pesquisa, os anúncios são exibidos nos resultados de pesquisas por tendo em conta as palavras-chave usadas nessa pesquisa. Esta plataforma é famosa por ter diversos outros tipos e formatos de publicidade além da rede de pesquisa Google, através da rede de display, nomeadamente sites parceiros, Google Shopping e YouTube. Não há nada melhor do que mostrar um anúncio relevante e que acabe por mostrar o que os utilizadores estão a pesquisar quando procuram algum serviço ou produto.

Como referimos inicialmente, o Google Ads não trabalha apenas com o motor de pesquisa, existem outros formatos de anúncios, como banners e vídeos, que podem ser utilizados.

Se fizer um bom anúncio e segmentar corretamente o público-alvo que quer atingir, certamente irá alcançar as pessoas certas e no melhor momento. Por isso, comece a pensar no Google Ads como o “par ideal” para os seus clientes.

3. Conteúdo pago

Já falámos sobre a importância do marketing de conteúdo para a promoção da sua página online. Esta estratégia pode ser feita no seu website ou através de conteúdo pago, também conhecido como branded content, noutros websites. Esta é uma forma de promover o seu website mais subtil, em que o objetivo é captar interesse através de conteúdo que apele às necessidades do nosso público-alvo, por via de uma história ou experiência. A isto chamamos storytelling, uma estratégia para contar histórias usando técnicas que remetam para uma experiência que nos fique na memória. Escolhendo bem os websites onde irá promover o seu conteúdo, poderá redirecionar potenciais clientes para a sua página.

4. Anúncios em banners ou pop-ups

Uma das formas mais comuns de anunciar online é através do uso de banners em websites de interesse para o seu público-alvo. Os utilizadores são redirecionados a uma página de destino à sua escolha, mediante a promoção que esteja a fazer – seja no seu website, ou numa landing page. Vemos muito isto em meios de comunicação social e blogues, sobretudo. O mesmo acontece com pop-ups, isto é, anúncios que aparecem numa janela que nos surge quando abrimos determinada página na web. Contudo, é preciso ter em conta que cada vez mais somos inundados com publicidade online, pelo que nem sempre os resultados destas campanhas são os mais apetecíveis. Antes de aventurar-se neste tipo de publicidade, estude bem o website onde está a apostar, quantas visitas mensais tem, que público impacta, para tomar a melhor decisão.

À parte disto, existem ainda algumas formas de promover o seu website sem recorrer a investimento pago. São elas:

5. Email marketing

Aqui está outra ferramenta da qual já falámos, bem como da necessidade de ter uma boa estratégia de email marketing. Planeando o que comunicar à sua base de dados conseguirá atrair os seus clientes para o seu website e fidelizá-los. Tenha, contudo, atenção para não tornar a sua comunicação via email demasiado intrusiva, pois a linha entre um email apetecido e o spam é ténue.

6. Blog e link building

Também já falámos sobre a importância de ter um blog corporativo. Isto irá ajudá-lo a determinar a sua própria agenda nos temas que deseja tratar, posicionar-se como especialista num determinado tema e conseguir, assim, ter mais atenção de clientes e potenciais clientes. Uma boa forma de potenciar o seu blog e website é através de hiperligações com o propósito de dar aos seus leitores mais informação sobre aquilo de que está a falar. Isto irá ajudar os motores de busca, como o Google ou o Bing, a melhor posicionar o seu website nas listas de pesquisas. Tenha atenção, contudo, aos links tóxicos, pois da mesma forma que os motores de busca podem puxar o seu website para cima com os bons links, poderão também considera-lo uma má ligação se utilizar links considerados tóxicos.

Além disso, pode sempre recorrer às suas redes sociais sem investimento pago, mas idealmente, caso queira chegar mais longe, deverá definir uma estratégia de investimento, como referimos acima.

Pronto para criar uma estratégia de promoção para o seu website? Contacte-nos para saber qual a melhor opção!

Pedro Montijo e Rita Justo, Media em Movimento

Fontes:

Mundo mais digital – Como criar a estratégia digital perfeita

Trend2b – Google Adwords: Estratégia digital eficaz para vender mais

Paulo Faustino – Google Ads – Como funciona e como criar a sua primeira campanha

Rock Content – Google AdWords: o que é, como funciona e como você pode utilizá-lo a seu favor.

Modular Studio –  O que é uma estratégia digital?

Mundo do Marketing – 7 estratégias digitais que precisam estar no plano de marketing

Resultados Digitais – Como fazer Marketing Digital

Blog e-goi – Guia completo para estruturar uma estratégia de marketing digital

Rock Content – O que é Marketing Digital? Entenda o conceito, como fazer e comece sua estratégia de Marketing Online

Postcron

Hubspot

Rock Content

SEMrush