fbpx

Blogs: uma oportunidade de negócio?

Blogs: uma oportunidade de negócio?

Os blogs acompanham a internet desde os seus primórdios e podem ter múltiplas formas e propósitos. Acredita que um blog corporativo pode trazer-lhe negócio? Acredite que é verdade e vamos mostrar o porquê.

Comecemos por desconstruir a etimologia da própria palavra. Blog surge da palavra inglesa log (aqui ligada ao registo de um diário de viagem), ao qual se junta o facto estar a ser feito pela web, daí a palavra blog.

Os diários são intrínsecos ao ser humano, vivemos de histórias e estas alimentam-nos. Gostamos de tomar nota daquilo que nos acontece e a curiosidade humana leva a que muitas pessoas se aventurem em ter blogs pessoais, o mesmo acontece com as empresas.

Há, por isso, vários tipos de blogs:

  • Pessoal – criados por uma pessoa que queira expressar a sua opinião sobre os mais variados temas;
  • Profissional – um blog onde expõe as suas opiniões mas do ponto de vista de especialista e cujo objetivo é alargar as suas relações profissionais e posicionar-se no seu meio de atuação;
  • Temático – isto é, especializado num determinado assunto, das viagens, à moda, tecnologia, beleza, saúde, entre outros;
  • Corporativo – criado para dar visibilidade a uma empresa ou a um negócio, com recurso a conteúdos pedagógicos e especializados que irão aumentar a reputação desse negócio.

O meu negócio precisa de um blog corporativo?

Foquemo-nos então nos blogs corporativos. É comum os empresários perguntarem-se sobre a necessidade de um blog corporativo e se é realmente importante. Não há uma resposta certa. O blog será importante mediante aquilo que quiser fazer dele e dependendo também do seu negócio.

As vantagens, porém, são muitas:

  • Aumenta a visibilidade da empresa;
  • Aumenta a reputação do negócio, fazendo com que se posicione como especialista;
  • Aumenta a sua ‘pegada digital’ e melhora o SEO do seu website, logo, as probabilidades de ficar bem posicionado nas pesquisas nos motores de busca, como o Google;
  • Aumenta o tráfego para o seu website;
  • Por último, ajuda a fidelizar clientes e a angariar novas leads.

Como criar um blog corporativo?

Agora que já percebeu as vantagens de ter um blog corporativo, dizemos-lhe como pode, facilmente, criar o seu.

  1. Defina uma linha editorial – isto é, sobre que temas vai falar o blog da sua empresa? Se tem uma firma de advogados fará sentido no seu blog ter textos explicativos sobre as últimas alterações legislativas. Se tem uma loja de roupa poderá querer falar sobre as últimas tendências da moda, por aí fora. Lembre-se que ao definir os temas deve ter em conta as necessidades do seu público-alvo e sobre o que quererá ler.
  2. Frequência de posts – ter um blog implica uma atualização frequente, não necessariamente de base diária, mas não espere fidelizar o seu público com um artigo por mês. Idealmente, tente ter atualizações todas as semanas.
  3. Ponha os seus especialistas a escrever – os seus colaboradores são os melhores do mundo? Então aproveite para pô-los a escrever sobre as suas áreas de especialidade para o blog da empresa. Não só dará credibilidade ao mesmo, como conseguirá criar uma relação ainda mais próxima com o próprio colaborador, que sentirá que o seu trabalho é apreciado e valorizado.
  4. Links com propósito – é importante que o conteúdo do seu blog tenha fontes de interesse, sejam de outros sites dentro da área em que atua, como de estudos, artigos, ou outros blogs. Isto irá impactar positivamente o SEO do seu website e melhorará a sua visibilidade na web. Mas é importante que as hiperligações tenham sempre um propósito definido.
  5. Esteja aberto a receber feedback exterior – um blog serve para comentar e ser comentado, assim conseguirá criar uma verdadeira relação com quem o segue. Por isso, é sempre importante ter o blog preparado para receber comentários. Assim, quem o segue saberá que a sua opinião também conta.
  6. Partilhe as suas atualizações – finalmente, não se esqueça de divulgar o seu blog nos seus próprios canais de media. Partilhe as suas atualizações nas redes sociais, numa newsletter direcionada, gerando assim maior tráfego para o mesmo.

Pronto para criar um blog corporativo? Fale connosco e conte-nos a sua ideia!

Rita Justo – press officer na Media em Movimento

Fontes:

Rock Content – Tendêndias de Blogs Corporativos e Blog Corporativo

Origem da palavra

Hotmart