fbpx

Campanhas que levam as marcas mais longe

campanhas

Tem sido cada vez mais frequente as empresas apostarem em campanhas de marketing digital para repensar o seu modelo de negócio. Mas, afinal, o que é o marketing digital e como pode usá-lo para fazer a sua empresa chegar mais longe?

O marketing digital é o conjunto de técnicas que as empresas, marcas e pessoas utilizam para alcançar objetivos relacionados com a venda de um produto ou serviço. Este tipo de campanhas tem como principais objetivos conquistar mais clientes, potenciar o sucesso da sua marca e criar uma relação mais estreita com o seu público-alvo.

Para o ajudar a fazer a sua empresa crescer no digital, apresentamos-lhe alguns tipos de campanhas, de diferentes plataformas, e quais as vantagens e desvantagens de anunciar em cada uma delas

Facebook

A empresa oferece várias formas de anunciar a sua marca, tanto no Facebook como no Instagram.

  1. Anúncios no Facebook:

O Facebook Ads é o sistema de anúncios do Facebook. Através desta plataforma, é possível criar anúncios em diversos formatos para vários tipos de público.

Vantagens do Facebook Ads:

  • Maior alcance dos seus conteúdos, através da segmentação do seu público-alvo;
  • Possibilidade de escolher diversos formatos para os conteúdos, tais como imagens; vídeos; carrossel; experiência instantânea;
  • Disponibilidade de dados para análise.

Algumas desvantagens do Facebook Ads são:

  •  O custo de manutenção – com o passar do tempo os custos tendem a aumentar, uma vez que existe muita procura de diversas empresas;
  • Dependência de patrocínios para chegar a mais pessoas, já que a estratégia das empresas precisa de se tornar permanente.
  1. Anúncios no Instagram:

No Instagram, tal como no Facebook, é possível a criação de anúncios. É uma plataforma onde é possível anunciar de forma simples, prática e acessível, por qualquer pessoa ou marca.

Aqui, pode criar anúncios com o formato típico de fotos ou vídeos e, dessa forma, criar um contacto mais direto com os seus clientes e possíveis clientes.

Apesar de, no início, terem sido apenas as grandes empresas a ter acesso a esta ferramenta, atualmente qualquer pessoa ou marca, independentemente do seu tamanho ou visibilidade, pode  fazê-lo.

Uma grande vantagem deste tipo de anúncios passa por, à semelhança do que acontece no Facebook, poder escolher especificamente o seu público-alvo (é possível fazer uma segmentação por país, faixa etária, género, idioma, lista de interesses, comportamentos, entre outros), o que permite que o seu anúncio seja mais bem-sucedido e, consequentemente, tenha um maior alcance.

LinkedIn

Também o LinkedIn pode ser uma forma de comunicar a sua marca, através da promoção de publicações. Esta plataforma é, de todas, a mais voltada para o lado corporativo, porém, não é ainda comum ver as empresas a investir em campanhas aqui.

Para quem procura novas oportunidades de negócio e pretende ligar-se a profissionais de áreas semelhantes, o LinkedIn é a plataforma ideal para fortalecer a sua pegada no digital.

Além de ser bastante credível, pode encontrar diversas formas de promover a sua marca e conhecer pessoas que o podem ajudar a alcançar os seus objetivos.

Para garantir que a sua estratégia funciona, defina as métricas que quer monitorizar e procure alterar as estratégias até encontrar aquela que mais se adequa à sua empresa.

Depois disto, procure perceber se o público a que está a chegar é efetivamente aquele que pretende e, consoante isso, mude o rumo das suas publicações até que as mesmas alcancem o objetivo inicial. O sucesso será garantido!

Vantagens que podemos considerar ao utilizar o LinkedIn Ads:

  • Uma vantagem que podemos apontar é o facto de a concorrência ser menor, ou seja, uma vez que não existem tantas empresas a anunciar no Linkedin, a sua empresa beneficiará e terá um maior alcance na sua campanha;
  • Uma vantagem que apenas existe no LinkedIn é a enorme segmentação, sendo exigido a cada utilizador que coloque os seus dados profissionais, como o cargo. Desta forma, torna-se mais fácil atingir o público certo para o seu negócio.

Twitter

Assim como no Facebook, Instagram e LinkedIn, também no Twitter pode promover as suas publicações. Ao contrário das outras plataformas, o Twitter não está entre os recursos mais utilizados para a criação de anúncios, uma vez que é a rede social, entre estas quatro, que tem o menor número de utilizadores em Portugal.

Segundo esta rede social, o objetivo principal passa por trazer anúncios interessantes e úteis para cada utilizador. É a partir de uma minuciosa análise da audiência, procurando as palavras-chave e interações entre perfis, que é possível aumentar as probabilidades de ser mais bem-sucedido.

Que vantagens tenho em anunciar no Twitter?

  • Uma das grandes vantagens de anunciar no Twitter é que apenas pagará os anúncios que promover quando os mesmos atingirem os objetivos de marketing propostos, ou seja, só quando alcançarem o que a sua empresa definiu desde o início é que o Twitter lhe vai cobrar os valores.
  • Outra vantagem do Twitter em relação às outras plataformas é o facto de ser uma rede social onde as ferramentas de segmentação são muito eficientes, uma vez que através do que os utilizadores escrevem, é possível encontrar as palavras-chave mais utilizadas e, dessa forma, criar anúncios que vão ao encontro do que cada utilizador mais fala sobre. 

Em Portugal, a percentagem de população que está presente no Twitter é mínima e, apesar de estar constantemente a aumentar, ainda não é significativa para que as empresas invistam nela. Ainda assim, algumas marcas como a Coca-Cola ou a Netflix têm beneficiado bastante da rede social e têm conseguido aproveitá-la para se diferenciar e se fazerem ouvir. Uma vez que grande parte de população que se encontra no Twitter é maioritariamente jovem e pertencente à faixa etária da população economicamente ativa, mais interessada nos assuntos e que mais realiza compras através da internet, estas marcas têm aproveitado para criar personas e anúncios que vão ao encontro daquilo que o público do Twitter quer, conseguindo dessa forma criar campanhas mais bem sucedidas e chegar com maior clareza aos consumidores.

Google

O Google conta com o Google Ads como sistema de anúncios. Aqui, a empresa pode escolher se prefere pagar por cada pessoa que clica no seu anúncio ou se prefere pagar pelas visualizações. Para que o anúncio chegue a mais pessoas, são definidas também palavras-chave relacionadas com o serviço ou produto que está a anunciar e que fazem com que o seu anúncio apareça ao público certo.

Algumas das vantagens são:

  • A possibilidade de alterar campanhas já feitas – se encontrar falhas ou achar que o seu anúncio está a ter pouca visibilidade, pode cancelá-lo ou ajustá-lo conforme o rumo que quer que ele tome;
  • A análise dos dados – tal como o Facebook Ads, o Google Ads tem uma plataforma chamada Google Analytics que acompanha os resultados da sua campanha e que o ajuda a perceber melhor como está a correr o seu anúncio;
  •  A facilidade de utilização – o Google Ads é bastante intuitivo e simples, o que facilita o processo na hora de colocar algum conteúdo.

Já no que diz respeito às desvantagens:

  • Necessita de conhecer especificamente o seu cliente, para que possa decidir quais as palavras-chave a utilizar, uma vez que, sem isso, é difícil criar uma boa campanha com esta plataforma;
  • O investimento necessário tende a aumentar – quanto mais procurada for a sua palavra-chave, mais cara se torna a promoção do seu anúncio e a sua colocação entre os primeiros lugares nas pesquisas.

Posto isto, deverá estar neste momento a perguntar-se: qual a melhor opção?

Se possível, use mais do que uma. Dependendo sempre daquilo que é o objetivo da sua empresa, procure aquela que lhe trará maior retorno. Decida consoante o perfil e as características da sua empresa e procure perceber em qual das plataformas terá um público mais denso. Nunca se esqueça também que é fulcral desenvolver uma boa estratégia de marketing que complemente o digital.

De que está à espera? Escolha já o seu anúncio e leve a sua marca mais longe!

Por: Mariana Guerreiro, Digital Marketing Trainee

Fontes:

https://rockcontent.com/br/blog/instagram-ads/

https://comunik.com.br/conheca-as-vantagens-em-anunciar-no-linkedin/

https://rockcontent.com/br/blog/twitter-ads/

https://rockcontent.com/br/blog/linkedin-ads/#5

https://neilpatel.com/br/como-fazer-marketing-digital-o-guia-passo-a-passo/

https://neilpatel.com/br/blog/facebook-ads-vs-google-ads/

https://www.curiosidade.pt/campanhas-marketing-digital

https://rockcontent.com/br/blog/campanha-de-marketing/

https://blog.eadplataforma.com/tecnologia/facebook-ads-ou-google-ads/