Estratégias para potenciar o Twitter

Estratégias para potenciar o Twitter

Olá, caro leitor, aqui estamos para mais um artigo sobre redes sociais. Desta vez vamos falar um pouco sobre uma rede social que surgiu em meados de 2006 – ainda não descobriu sobre o que estamos a falar? Esta rede é conhecida por ter textos com até 280 caracteres e esses textos são chamados de tweets. Já sabe agora? Hoje, vamos falar sobre o Twitter e dar algumas dicas para utilizá-lo nas suas estratégias digitais.

Antes, é preciso entender um pouco sobre o que é esta rede, como surgiu e como funciona. Afinal, é preciso sabermos onde estamos antes de começarmos a andar.

O Twitter é uma rede social diferente das outras. Enquanto em algumas redes podemos escrever sem limites, aqui temos um limite de 280 caracteres por post, ou melhor dizendo, por tweet. Ao mesmo tempo que é uma rede social, também funciona como um servidor para microblogging. Esta rede social foi criada em março de 2006 por Jack Dorsey, Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass. A ideia era que o Twitter fosse um” SMS da internet” com uma limitação de caracteres de uma mensagem de telemóvel. Oficialmente, só em julho do mesmo ano é que o Twitter foi lançado. Na altura, os tweets só podiam ter até 140 caracteres – só em 2017 o Twitter duplicou o número de caracteres disponíveis para estas mensagens.

Nele, temos algumas ferramentas que são diferentes das que estamos acostumados a ver. Aqui ficam algumas:

  • Retweet

O retweet é o que mais se assemelha às “partilhas” nas outras redes. Esta ferramenta consiste em replicar uma mensagem de um utilizador e ao mesmo tempo dando crédito ao seu autor original. Pode, inclusivamente, adicionar um comentário seu a esse retweet.

  • Listas

As listas do Twitter (em inglês, Twitter Lists) permitem que os utilizadores criem listas partilháveis de utilizadores, isso faz com que a leitura dos tweets seja dinamizada e de possível leitura de um conteúdo por um grupo de seguidores.

  • Trending topics

Os trending topics, mais conhecidos como “Assuntos do momento”, são uma lista em tempo real dos tópicos mais falados nesta rede social, tanto localmente como por do todo o mundo. A melhor forma de fazer com que o seu tweet entre para esta lista é a partir do uso das hastags (#).

  • Fleets

Esta é a mais nova função da ferramenta. Foi anunciada em março de 2020 e ainda só está disponível no Brasil, podendo ser utilizada para publicar conteúdos que desaparecem em 24 horas, quase como se fosse um story do Instagram ou Facebook.

Agora que já falámos sobre as funcionalidades do Twitter, vamos mostrar seis dicas de marketing no Twitter- Preparado? Vamos lá…

1)Uso de hashtags

Não é preciso ser um génio para perceber o poder que as hashtags têm em relação a uma publicação, já sabemos como elas funcionam, assim como já sabemos o seu poder de alcance. Foi inclusivamente no Twitter que nasceram as hashtags. Contudo, é importante termos em mente que não basta apenas escrever uma palavra sem significado e colocar o #. Pense bem antes de utilizá-las e o mais importante: tente não esgotá-las de uma só vez. Alguns sites podem ajudá-lo a encontrar a hashtag perfeita tais como o Hashtagify ou o  Ritetag.

2)Uso de imagens nos tweets

Conhece o ditado “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Ora bem, esta frase é a mais verdadeira possível e posso prová-lo. Quando se tem uma imagem agregada ao seu tweet as hipóteses de chamar a atenção de alguém no feed são maiores e as probabilidades de obter um clique na sua publicação também. Claro, não se pode fazer um tweet sobre uma casa e colocar uma imagem de um livro, a imagem deve estar relacionada com o que está a ser dito. De acordo com uma pesquisa feita pelo Buffer, tweets com imagem tem 89% mais hipóteses de serem salvos como favoritos.

3)Vídeos para uma boa interação

Como dito no tópico anterior, as imagens são alvos mais fáceis de captar a atenção do seu público no Twitter, porém, os vídeos conseguem chamar ainda mais a atenção. De acordo com uma pesquisa realizada pela AdWeek, os vídeos têm seis vezes mais hipóteses de serem retweetados do que uma fotografia e três vezes mais do que os gifs. Além de chamarem a atenção, os vídeos são uma excelente maneira de partilhar informações com o seu público.

4)CTA criativos

O marketing por detrás do Twitter tem como objetivo impulsionar vendas, leads, gerar um aumento de downloads e aumentar os cliques para o seu website. Mas como fazer com que as pessoas façam o que é pedido? Simples: call to actions (CTA)! Quando se faz um tweet com um CTA chamativo as probabilidades de o utilizador clicar num link ou retweetar é muito maior do que se escrever apenas “clique aqui”. Seja criativo, não tenha medo de mudar o jogo, lembre-se de que está numa rede social onde as coisas acontecem em tempo real, às vezes só é preciso uma frase diferente para chamar a atenção do seu público.

5)Mantenha uma frequência de tweets

Quem não é visto, não é lembrado e claro que no Twitter a regra é essa mesmo. O utilizador precisa de ser visto pelos seus seguidores e como a abundância de conteúdos nesta plataforma é muito alta, é preciso um reforço dobrado para se manter visível. Ainda assim, é preciso ter um certo cuidado com a quantidade de tweets, pois às vezes isso acaba por irritar os seus seguidores. É preciso, por isso, encontrar um equilíbrio na quantidade de tweets publicados.

6) Interação entre em marcas e pessoas

O diferencial do Twitter é a forma como as pessoas comunicam e a rapidez com que o fazem e aqui podemos ter uma vantagem, como? Simples, através de uma palavra que já é bastante conhecida pelo leitor: relação! Como referimos acima, aqui é fácil comunicarmos com alguém diretamente – quando se publica um tweet, as hipóteses de se iniciar uma conversa com outras pessoas é sempre maior. Vamos dar um exemplo: imagine que viu que a Dior fez uma publicação sobre um determinado assunto e achou interessante e resolveu responder ao tweet. A partir daí, outros seguidores podem responder à sua mensagem e assim por diante. É preciso estudar como o seu público se relaciona e interage no Twitter para que a sua interação seja maior.

Chegámos ao fim de mais artigo. Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e que elas o/a ajudem a dar aquele empurrão ao seu perfil no Twitter. Se gostou deste artigo, que tal passar no nosso blog e descobrir mais conteúdos sobre redes sociais  ou contactar-nos?

Até à próxima 😊

Fontes:

Post Digital: 5 DICAS DE COMO USAR O TWITTER PARA DIVULGAR A SUA EMPRESA.

Kinsta: Estratégias de Marketing no Twitter para Impulsionar o Seu Jogo Social.

Blog Conta Azul: Descubra como e por que usar o Twitter para empresas.

Klickpages: Twitter para empresas: entenda por que o jogo aqui é diferente (e mais tranquilo) de jogar.

Neilpatel: 12 Powerful Twitter Marketing Tips (That Actually Work).

Viva Decora: 7 dicas de como incluir o Twitter nas suas estratégias de marketing.

Wikipédia: Twitter.