fbpx

Instagram de A a Z: novas funcionalidades, dicas e estratégia

Instagram de A a Z

A evolução do mundo digital dá-se num piscar de olhos, uma constante já notada por todos. Mas será que está a aproveitar o Instagram ao seu máximo?

É interessante perceber que o uso das redes sociais muda constantemente a forma como interagimos e nos envolvemos. Estar na linha da frente das novas funcionalidades e perceber de que forma se consegue produzir e partilhar conteúdo é um trabalho árduo de pesquisa e de experimentação. Mas não se preocupe, estamos aqui para partilhar tudo o que sabemos consigo!

As novas funcionalidades do Instagram

Ao celebrar o seu décimo aniversário (é verdade, já passaram 10 anos desde que o Instagram surgiu), e como forma de assinalar a ocasião, foram adicionadas algumas novidades a uma das apps mais usada do momento.

Começamos por revelar a variante mais fun desta última atualização. Sabia que, a partir de agora, pode escolher qual o aspeto do ícone da aplicação no seu telemóvel para que se adapte ao seu fundo/tema de forma personalizada?

Tudo o que tem de fazer é atualizar a aplicação do Instagram para a versão mais recente, aceder às definições da sua conta e arrastar o ecrã para baixo no menu principal das definições até não conseguir mais! Uma adição muito divertida e pessoal que convence facilmente qualquer utilizador.

Agora que já atribuiu um novo look ao ícone do seu Instagram, damos-lhe a conhecer o “Mapa de Histórias” que permite ver todos os stories que publicou em calendário e num mapa de localização caso tenha utilizado o sticker de identificação do local. Esta nova funcionalidade vem colmatar o mito do desaparecimento dos stories após 24 horas. 🤫

Com o objetivo de expandir as suas ferramentas de e-commerce e, após a adição da funcionalidade “Compras”, mais conhecida por um ícone de um saco de compras, o Instagram adiciona agora esta funcionalidade em streaming para o IGTV. Esta funcionalidade só estará disponível se, ao produzir determinado conteúdo, sejam adicionadas etiquetas de compras. O potencial do crescimento das receitas desta rede social tem enfoque numa estratégia intimamente ligada ao comércio online, pelo que o Instagram já partilhou que em breve esta funcionalidade estará também disponível em Reels.

Apresento-lhe, também, o Reels, o mais recente “Tik Tok do Instagram”, como dizem por aí. Esta é, à semelhança das que já lhe falei hoje, uma das mais recentes funcionalidades do Instagram. Uma ferramenta que surge com a promessa de fazer frente à rede social Tik Tok.

A ferramenta permite a criação de vídeos de curta duração (até 30 segundos) adicionando a vertente mais divertida dos inúmeros filtros e efeitos. Poderá também ajustar a velocidade do seu vídeo, e até acrescentar músicas da biblioteca do Instagram. Para utilizar esta funcionalidade terá de aceder à câmara diretamente na aplicação (canto superior direito) e depois deslizar as opções que se encontram na parte inferior do modo câmara até à opção “Reels” e está pronto para dar asas à sua imaginação. Atualmente, o Reels não está disponível para todos os utilizadores, mas não se preocupe, pois não tardará!

Dicas para que a sua marca ganhe destaque no Instagram

Sejamos sinceros, todos adoram o Instagram e o seu público-alvo não é exceção! Seja para ver vídeos de gatinhos queridos ou para comprar aquela camisola que está no feed que é realmente incrível, as marcas têm o poder de se destacar nesta rede social, garantindo que estão a par dos hábitos dos consumidores online.

Assim, deixamos-lhe algumas dicas para o ajudar a construir uma imagem de marca sólida e apelativa:

#1 Consistência

O conteúdo partilhado em Instagram deve ser cuidado (tal como em qualquer outra rede social) e acima de tudo alinhado com a voz e o design da marca. Ter uma marca facilmente identificada pelo seu conteúdo é o objetivo para o qual nós, profissionais de Marketing, trabalhamos todos os dias!

Esquemas de cor, fonte de letra, logótipo, são alguns exemplos dos aspetos a ter em atenção, mas se ainda está com dúvidas, ninguém melhor do que os meus colegas designers para o ajudarem na parte gráfica. 😉

#2 Tráfego

Quando chega a altura de introduzir links, podemos admitir que o Instagram não é tão amigo assim, pois não permite o uso de hiperligações nas descrições dos posts (#boring). É aqui que entra a biografia do perfil! Deve ajustar e mudar regularmente o “link na bio” para que o seu público tenha acesso a publicações de artigos do seu blog, ou a qualquer outro tipo de hiperligações que queira promover.

#3 Frequência

Para que o seu público não se esqueça de si e continue a envolver-se com a sua marca, a frequência com que publica é bastante importante. Não é necessário sobrecarregar e/ou exagerar na quantidade de publicações que faz, mas sim fazê-lo com frequência (e, claro, consistência). Planeie antecipadamente e organize qual a melhor estratégia de periocidade das suas publicações.

Espero que tenha gostado das mais recentes novidades e dicas para o Instagram, daqui a um piscar de olhos cá estarei de novo para partilhar consigo mais novidades sobre o mundo das redes sociais 😉

Até breve!

Andrea Monteiro, Digital Marketeer na Media em Movimento

Não sabe como utilizar o IGTV e o Reels de forma a tornar as suas redes sociais mais apelativas? Contacte-nos e saiba os truques do mundo digital.

Fontes:

https://about.instagram.com/pt-br/

https://www.socialmediatoday.com/news/instagram-releases-new-features-to-celebrate-its-10th-birthday-including-s/586497/

https://sproutsocial.com/insights/instagram-branding

https://eco.sapo.pt/2020/08/05/saiba-como-aceder-e-usar-o-reels-o-novo-tiktok-do-instagram/