fbpx

Cinco razões para incluir a comunicação no orçamento da sua empresa para 2021

comunicação no orçamento budget for 2021

Não é de hoje que a comunicação é vista como o parente pobre das empresas na hora de fazer os orçamentos anuais. Especialmente em tempos conturbados e de incerteza, como este que vivemos hoje, sempre que uma empresa precisa de cortar nas ‘gorduras’, o marketing – e a comunicação em especial – surge como o lógico bode expiatório pronto a abater.

Não será, por isso, surpreendente que várias empresas nunca tenham, sequer, alocado uma parte do seu budget anual à comunicação – um problema que acontece mais com as pequenas empresas, onde os orçamentos são mais curtos, do que nas grandes multinacionais.

Sabemos, contudo, que essa realidade está paulatinamente a mudar e que, cada vez mais, as empresas percebem a importância de apostar numa imagem cuidada, coerente, algo que só se consegue com um plano de marketing e comunicação delineado e com o respetivo budget alocado.

Deixamos-lhe, por isso, cinco razões para que reserve parte do seu orçamento anual ao marketing e à comunicação da sua empresa:

1. A imagem conta

Cada vez mais, aquilo que uma empresa ou negócio transmite para fora é escrutinado, especialmente em tempos como o que vivemos, em que o digital é rei. Cuidar da imagem da sua empresa é tão ou mais importante quanto o trabalho que a mesma desenvolve. É imperativo ter uma imagem coerente com a missão e valores defendidos pela empresa e que isso transpareça também para os diferentes canais de comunicação em que está presente. Por isso, é importante que uma parte do budget de marketing seja dedicado às questões do branding e do desenvolvimento criativo da marca.

2. Não cair no esquecimento

Já diz o velho ditado: “Quem não é visto, não é lembrado”. O mesmo acontece com o seu negócio. Não apostar numa estratégia de marketing e comunicação integrada vai fazer com que o seu trabalho continue até certo ponto, mas sem qualquer tipo de projeção. Isto poderá ter consequências drásticas no futuro e fazer a sua empresa cair no esquecimento – de parceiros, clientes, fornecedores, seguidores… Não são só as empresas que não se reinventam que morrem, aquelas que não comunicam também têm uma morte anunciada, sendo que ambas as variáveis estão intimamente ligadas – pois para uma boa estratégia de comunicação é preciso alguma imaginação, criatividade, planeamento e (claro está) budget.

3. Apostar em abordagens inovadoras

O marketing apresenta-se com um infindável mundo de variáveis, no qual as empresas devem escolher aquelas que fazem mais sentido para a sua estratégia de negócio. A era digital veio, sem dúvida, trazer grandes desafios para as empresas, mas também grandes oportunidades no que toca à promoção dos negócios. Investir em estratégias de marketing e de comunicação inovadoras só é possível se tiver o capital financeiro para o fazer, pois estar no digital é fácil, mas fazê-lo bem requer investimento, não só em recursos humanos como em plataformas e desenvolvimento. Tenha isso em conta quando estiver a planear o seu orçamento anual para não ser apanhado de surpresa.

4. Reforçar a visibilidade e reputação da empresa

Nunca é demais reforçar que a sua imagem conta e, neste campo, não falamos só em branding ou em coerência gráfica. Falamos na comunicação de uma mensagem forte, que reflita o propósito da sua empresa e que o transmita da forma mais fiel possível às partes interessadas. Não falamos só de comunicação interna ou com parceiros, mas especialmente com os seus clientes, através das redes sociais e de outros canais de comunicação direta que mantenham, eventos, mas também de comunicação com os media, trazendo mais credibilidade à reputação da sua empresa. Assim, importa sempre que uma parte do seu budget de marketing seja alocado ao community management e à assessoria mediática.

5. De pessoas para pessoas

Conhecer o seu cliente, ter uma boa base de dados, segmentada e um bom sistema de CRM é aquilo que irá determinar grande parte do sucesso do seu negócio. Nunca se esqueça: o seu negócio só existe porque tem pessoas capazes a fazê-lo acontecer e porque do outro lado os seus clientes também são seres humanos, com necessidades e desafios para os quais contam consigo para os ajudar a resolver. Parte de uma estratégia de marketing – se não toda mesmo – passa por perceber o que é que o seu cliente procura, quais as suas aspirações e reais necessidades. Neste campo, a pesquisa, análise de dados, os focus groups e os estudos de mercado são fundamentais para fazer o seu plano acontecer. Não se esqueça de que conhecimento é poder.

Como dividir o meu orçamento de marketing de forma eficaz?

Não há fórmulas milagrosas, mas o primeiro passo passa por – como foi referido acima – alocar um budget específico só para o marketing. Defina esse valor, pois a partir daí conseguirá perceber em que estratégias poderá apostar com base nos objetivos que tem traçados para o ano seguinte.

Pode também beneficiar de ter em conta os custos em marketing que teve no ano anterior (implementação, recursos humanos, agências externas, etc.) para assim prever melhor os gastos para este ano.

Defina os seus objetivos e, a partir daí, liste os itens nos quais irá ter de dividir o seu orçamento. Peça orçamentos a fornecedores se necessário e deixe sempre uma margem para cada item do seu orçamento, de forma a ter margem de manobra.

Está pronto para colocar o marketing em destaque na sua empresa? Contacte-nos caso precise de apoio para preparar o seu plano de comunicação ou pô-lo em prática na sua empresa.

Até breve!

Rita Justo, press officer e content curator na Media em Movimento

Fontes:

https://intranett.com.br/blog/orcamento-de-comunicacao-dentro-da-empresa/

https://sucessodocliente.blog/definir-orcamento-comunicacao-interna/

https://www.organicadigital.com/blog/como-fazer-o-planejamento-de-comunicacao-da-sua-empresa/

https://rockcontent.com/br/blog/orcamento-de-marketing/