fbpx

A importância da comunicação interna

comunicação interna

A comunicação interna, responsável pela comunicação entre colaboradores numa organização, quando executada de forma positiva e eficaz, pode trazer vários benefícios, não só para os colaboradores que integram a empresa, como também para a própria empresa. Descubra quais.

Mais que uma forma de transmitir as informações relativas ao trabalho, a comunicação interna pode funcionar como uma forma de envolver e motivar colaboradores. Como se se tratasse de um caminho que deve envolver todos os colaboradores, a comunicação interna deve contar também com o compromisso por parte da gestão de topo, para que tenha sucesso.

Apesar de surgir, inicialmente, como um processo informal, pode ser gerida de uma forma formal, estratégica e intencional. É neste sentido que pode ser criado, por parte das organizações, um plano de comunicação interna, que resulta, simultaneamente, na transmissão clara de mensagens e na integração de colaboradores da empresa, tendo sempre em consideração a filosofia da empresa.

Para ser eficaz, é necessário estabelecer a missão, os objetivos e as metas que se querem alcançar, bem como o perfil dos colaboradores. Assumindo uma estratégia bidirecional, ou seja, uma estratégia assente em diálogo, no qual tanto os colaboradores como os seus superiores podem ter uma voz ativa, a comunicação interna conta com uma interação constante e colaborativa entre todos os que pertencem à organização.

Os benefícios da comunicação interna

A comunicação interna pode então trazer uma série de benefícios, quando corretamente planeada e executada.

1 – Alinhamento da equipa de trabalho

Através da comunicação interna, é possível transmitir a missão e os valores da empresa, assim como a sua estratégia. O alinhamento dos colaboradores com a identidade da empresa permite a criação de uma cultura organizacional partilhada.

2 – Processos formais mais ágeis

A comunicação interna permite que todos os colaboradores, independentemente dos departamentos a que pertençam, estejam familiarizados com os procedimentos da empresa. Assim, existirá maior agilidade, até mesmo no processo de tomada de decisões, que é facilitado. Como consequência, há uma maior eficiência e a produtividade da equipa pode aumentar.

3 – Funcionários mais envolvidos

Um dos desafios da gestão de pessoas passa pelo envolvimento dos colaboradores com a empresa, e a sua motivação. Um bom fluxo interno de comunicação permite aos funcionários conhecer a empresa e seu negócio, mas, mais que isso, permite o envolvimento dos colaboradores. Desta forma, aliada à valorização que podem sentir, os colaboradores podem tornar-se defensores e embaixadores da própria empresa.

 4 – Melhor ambiente de trabalho

Uma comunicação clara e objetiva com os seus colaboradores resulta numa maior transparência. Evitando rumores e boatos que podem surgir nos corredores e levar a conflitos internos, a comunicação interna permite um clima organizacional mais positivo, permitindo a motivação das equipas e com impacto no sucesso e no crescimento da empresa.

Uma comunicação interna ineficaz pode…

Quando a comunicação interna não é implementada de forma formal ou é implementada de forma ineficaz pode ter impactos na produtividade e competitividade da empresa.

1 – Os ruídos na comunicação

Surgem mais facilmente boatos e falsas informações entre os colaboradores, que resultam na contaminação do ambiente.

2 – Perda de credibilidade

Se as empresas apenas comunicarem as informações formalmente depois de estas serem sabidas através de comunicação informal entre colaboradores, ou através de meios externos à empresa, a credibilidade das organizações e dos líderes fica comprometida.

3 – Quebra na produtividade

A ausência de comunicação interna ou a sua ineficácia pode, muitas vezes, resultar em colaboradores que não compreendem o seu papel na organização, que trabalham de forma distinta e que, acima de tudo, trabalham desmotivados, resultando em quebras na sua produtividade, e, consequentemente, em quebras na produtividade da empresa.

A comunicação interna, que faz sentido em todas as organizações, independentemente da sua dimensão e do setor em que se inserem, permite manter colaboradores informados, envolvidos e motivados, tendo um impacto positivo na produtividade da empresa. É no fundo, aquilo que permite que, numa organização, todos andem na mesma direção, em conjunto.

Sofia Neves, press officer na Media em Movimento

Fontes:

https://kenoby.com/blog/comunicacao-interna/

https://blog.acsendo.com/pt/importancia-da-comunicacao-interna-nas-organizacoes/