fbpx

Web design e a importância na imagem da sua empresa

Web design e a importância na imagem da sua empresa

O que é visto é vendável, ou seja, passível de ser vendido. A web já é o novo mercado global, originando cada vez mais competitividade empresarial, através dos canais online, como websites, redes sociais e tantas outras aplicações.

Daí a importância cada vez maior do web design.

Podemos, pois, afirmar, que a comunicação digital é o reflexo de uma grande parte da empresa.

Não se pode negar o facto de o web design ser um mecanismo de comunicação fulcral, não só para a sua própria imagem como para os negócios, pois possibilita a qualquer empresa, produto ou serviço a presença no maior mercado de todos – o Mundo Digital – com uma maior projeção e qualidade.

O que é o Web Design?

Segundo Zeeldman (2007), “Web Design é a criação de ambientes digitais que facilitam e incentivam a atividade humana, reflete ou adapta-se a vontades individuais e conteúdos; e muda graciosamente ao longo do tempo enquanto mantém a sua identidade”.

Acaba por ser uma extensão do design gráfico, a área de estudo que envolve a criação de elementos visuais e peças gráficas, tais como: panfletos, cartazes, outdoors, identidades corporativas e todo o brandingde uma empresa. Nas palavras de Neil Patel, “aquilo que afeta diretamente os olhos do consumidor”.

E esses elementos são o resultado da criatividade, que por sua vez é a base do trabalho de um web designer, porque não há, nem pode haver uma fórmula de design que possa ser aplicada a todos os canais digitais de uma marca, cada um deve refletir a génese da respetiva entidade empresarial, o seu produto/serviço, a sua performance. 

Neste sentido, a maior parte das empresas procura o web designer para se poder destacar de forma diferenciada.

A sua formação envolve as mais diversas áreas, desde programação, à história da arte, à psicologia, da tipografia ao estudo das cores, organização de informação e fotografia, tudo para que este conhecimento global o forme e informe, dando-lhe as bases para ser um verdadeiro criativo da web.

O web design é, assim, uma ferramenta de comunicação para a criação de qualquer tipo de atividade realizada na internet:

– Páginas de site ou blog;

– Páginas de e-commerce;

– Redes sociais

– E-mail

– Softwares online

– Landing pages

– Aplicações

– Motores de pesquisa

– Marketplaces

A sua função consiste em utilizar todos os recursos disponíveis para trazer uma boa experiência ao utilizador, o que envolve:

  • Cores
  • Disposição
  • Layout
  • Tipografia
  • Ergonomia
  • Arquitetura da informação
  • Adaptação a navegadores
  • Navegabilidade
  • Usabilidade
  • Acessibilidade
  • Programação.

É uma prática que exige conhecimento e atualização.

Então, o que faz um web designer?

O web designer aplica o seu conhecimento técnico nas páginas da internet e adapta-as ao perfil de cada marca ou negócio. O seu trabalho passa por delinear a estrutura (o posicionamento dos conteúdos e a navegabilidade), o aspeto visual e a usabilidade, isto é, produzir um meio atrativo para o utilizador, que tenha lógica de navegação e que tenha a informação visível necessária. 

Para tal, cria técnicas para potenciar três pontos chave:

• Usabilidade– isto é, a facilidade com que os utilizadores podem utilizar uma ferramenta para executar uma tarefa específica;

 • Aparência– o aspeto ou aquilo que se fica à vista de todos;

• Visibilidade– a rapidez com que os utilizadores localizam e interpretam a informação. 

É a partir do web design que o marketing digital está constantemente a melhorar e a desenvolver novas técnicas e conceitos visuais, podendo afirmar-se até que transforma o dia-a-dia das pessoas ou de uma empresa, conduzindo-as à informação, ao consumo, enfim, ao conhecimento.

Os tempos atuais e a crescente globalização dependem cada vez mais dos meios que a internet coloca à nossa disposição para aproximar as pessoas e, consequentemente, da procura/oferta no mercado, daí a importância fulcral da internet e, em consonância, do web design para dar a conhecer o produto, a organização, o mundo com criatividade (visibilidade), com pouco esforço (usabilidade) e atratividade.

O marketing depende do web design e da sua capacidade para, com rapidez e criatividade, desenvolver um produto e colocá-lo no mercado global, conduzindo ao sucesso, quer do vendedor, quer do consumidor, dando-lhe oportunidades de escolha à distância de um clique.

Fontes:

– Neil Patel, Blog – “Web Design: O Que É e Principais Elementos na Criação de Sites”

– Made2web – “ A importância do Web Design para o sucesso de um site”

– Elsa Santos – “Web Design: uma reflexão conceptual”