fbpx

Como manter as redes sociais ativas durante o verão?

social media active redes sociais ativas verão

O verão está aí e o mindset das pessoas começa instintivamente a querer relaxar, pensar em tudo menos em trabalho.

Para alguns negócios, como é o caso dos setores do turismo e restauração, é fácil manter as redes sociais ativas durante o verão e esta é até a melhor altura para o fazer, pois todos querem conhecer as últimas promoções, os espetáculos a que podem assistir ou o que visitar durante as férias – mesmo em tempos de pandemia.

Contudo, para outro tipo de negócios mais institucionais e virados para o público b2b, pode ser mais desafiante continuar a captar a atenção do público-alvo.

Não obstante, isso não significa que deva descurar as suas redes sociais durante este período, pelo contrário, deve optar por conteúdos mais leves, mas, ainda assim, relevantes para o seu público-alvo e que despertem interesse para o seu negócio.

Aqui ficam, então, algumas dicas sobre como pode gerir as redes sociais do seu negócio durante o período de férias.

1. Opte por conteúdos mais leves

A primeira dica já foi falada acima e é uma das mais importantes. O foco das pessoas, nesta altura, está menos nos negócios e mais no lazer, por isso tente passar uma mensagem mais relaxada e subliminar sobre o seu negócio. Será mais fácil para os seus seguidores manterem o interesse naquilo que está a divulgar, em vez de manter a mesma postura séria que o caracteriza nos restantes meses do ano. Isto não quer dizer que deva mudar a personalidade da sua marca nem os valores que defende.

2. Conteúdos diferentes para redes diferentes

Um tema já muito debatido, mas que não deixa de ser importante mencionar, valendo não só para a altura das férias, como para todo o ano. Ninguém quer ver no Instagram o mesmo que vê no Facebook, ou no Linkedin. Adeque o discurso e o tipo de posts a cada rede social, pois as pessoas que o seguem em cada rede são diferentes e têm, elas próprias, propósitos diferentes ao fazê-lo.

3. Conteúdo evergreen e não esquecer a curadoria

Se não sabe o que são conteúdos evergreen está na hora de mudarmos isso. Os conteúdos evergreen são conteúdos intemporais que pode e deve ter preparados para alturas como esta e que irão manter-se relevantes por bastante tempo. Por exemplo, se tiver uma loja de flores como negócio, poderá partilhar conteúdo sobre como cuidar de uma orquídea. Este tipo de conteúdo é completamente atual e nunca perde o interesse para as pessoas que seguem a sua página.

Por outro lado, é muito importante não deixar de lado a curadoria de conteúdos. O que quer isto dizer? Há cada vez mais informação disponível em diversos meios e alguma dessa informação pode ser relevante para o seu setor de atividade e, consequentemente, para o seu público-alvo. Assim, o processo de curadoria de conteúdos envolve a seleção e replicação do melhor conteúdo de uma outra fonte nos seus canais de comunicação, neste caso específico, nas redes sociais. Isto irá ajudá-lo a ganhar pontos junto dos seus seguidores, pois estes vão perceber que você é um especialista e que o conteúdo que partilha é relevante e de qualidade.

Estas são, assim, duas estratégias do marketing de conteúdo que não deve descurar.

4. Planeie e agende

Depois de definir os seus conteúdos, há que fazer o planeamento da sua divulgação e o respetivo agendamento, sempre que possível, para que não tenha de preocupar-se muito durante as férias. Há várias plataformas que permitem o agendamento nas diferentes redes sociais. Aqui poderá encontrar algumas.

5. Contrate uma agência

Se, apesar destas dicas, vir que é humanamente impossível manter as suas redes sociais atualizadas durante este período ou mesmo durante todo o ano, contratar uma agência para a gestão de redes sociais pode ser a resposta que precisa para solucionar o seu problema a longo prazo. As agências fazem por si todo o trabalho de pesquisa, planeamento de conteúdo, design e agendamento de posts, sempre em estreita comunicação com o cliente, permitindo que o trabalho flua e que possa estar descansado em relação a este assunto.

E agora? Está pronto para deixar as suas redes sociais tratadas para as férias? Contacte-nos para o ajudarmos com este planeamento e até breve!

Rita Justo, press officer na Media em Movimento

Fontes:

Agora Pulse

Rock Content – conteúdo evergreen e curadoria de conteúdos