fbpx

O que é branding e qual é a sua importância?

O que é branding e qual é a sua importância?

Olá, caro leitor, como tem passado? Desta vez, trazemos um assunto diferente do habitual. Não vamos falar sobre as redes sociais ou sobre como fazer promoções digitais. Vamos falar de branding! Venha descobrir algumas curiosidades sobre o tema connosco.

O que é o branding?

Comecemos por explicar que branding e marca são duas coisas completamente diferentes. O branding é uma forma de gerir as estratégias de marca de uma empresa, contribuindo para a construção da perceção do consumidor em relação à sua empresa de uma forma positiva. Por outras palavras, a forma como o leitor gostaria que o consumidor interpretasse a sua marca.

O branding corresponde à identidade de uma marca, que deve ser única e ter uma ligação com o que o público deseja e necessita para que possa atraí-lo. Por isso, é importante que as marcas saibam como gerir esta perceção que o público tem sobre a sua empresa, desde os valores que defende, passando pelos serviços, produtos, até às experiências dos utilizadores.  O branding gera a reputação e o reconhecimento para a melhoria dos resultados do seu negócio.

a marca vai muito além de um logótipo, um nome ou uma identidade visual. A marca é o conjunto de sentimentos e experiências que o público tem e que cria na sua mente devido à experiência que teve ou tem com a sua empresa. Na maioria das vezes, esse processo de identificação com uma marca é individual, embora muitas pessoas acabem por sentir a mesma coisa. Esta perspetiva é baseada nos contextos sociais, culturais e económicos de cada utilizador, sem falar das experiências que cada um teve com a mesma.

Neste sentido, a estratégia do branding é importante. O dono da marca não tem o controlo total sobre como a sua empresa é vista pelos outros, por isso, tentar diferenciar-se da concorrência é algo bastante importante, uma vez que, ao criar uma marca única e com experiências incríveis, as hipóteses de ser visto e lembrado são enormes.

As marcas necessitam de ter valores, um propósito que vai guiar todas as suas ações, desde a conceção de um produto até à forma como será feita a sua promoção nos vários canais de comunicação.

Que importância para os negócios?

Agora que temos bem definido o que é uma marca e o que é o branding, o leitor deve estar a perguntar-se: “E qual é a sua importância?”. A resposta a esta pergunta é muito simples: o mercado, hoje, tornou-se muito mais competitivo do que era antigamente e tem um propósito. Vai mais além de um simples posicionamento. Os consumidores não querem apenas um produto por ser um produto, como disse mais acima, querem uma experiência única e exclusiva.

Quando uma marca consegue conectar-se com o seu consumidor devido ao seu propósito, a perceção que o mesmo tem em relação ao seu preço pode mudar. Um bom exemplo disso é a marca americana Apple: esta não vende apenas um produto, vende uma experiência, os seus produtos não são uma coisa qualquer, são um investimento que os utilizadores estão a fazer a longo prazo. O público consegue ver isso e não se preocupa em pagar mais por isso, pois sabe que é um produto de qualidade e que vai ter uma boa duração.

Uma marca deve ter uma personalidade e um propósito, criar identificação com as pessoas, com as suas histórias, causas e crenças e promover uma boa experiência de marca, além de ter uma identidade visual coerente com o seu posicionamento. Estes são os ingredientes ‘chave’ para a recomendação, uma arma poderosa nos dias de hoje para a angariação de novos clientes.

Bem, por hoje é tudo. Espero que tenha gostado do artigo e que tenha compreendido como funciona o mundo da gestão de marcas e o mundo branding e que tenha compreendido também que vender um produto só por si já não está moda. Tenha sempre em mente que o consumidor quer algo diferente dos outros e que só você tem a oportunidade de dar-lhe isso.

Obrigado e vemo-nos em breve. 😊

Bibliografia:

Rock Content: O que é Branding: aprenda como fazer uma gestão de marca incrível

Wikipédia: Branding

Blog de marketing digital de resultados: Branding: o que é e como trabalhar a gestão de sua marca.

Neilpatel: Branding: O que é, como fazer gestão de marca e exemplos (2020)

Blog Penseavanti: O que é uma marca e o que é Branding?