Comunique com a sua rede de parceiros

Comunique com a sua rede de parceiros

Os parceiros das empresas são todos os públicos que contribuem para o sucesso da mesma, sejam colaboradores, clientes ou fornecedores. A Media em Movimento explica como a influência em cada um leva a sua empresa mais longe, seja com link building ou networking.

Todos sabemos que A União faz a Força e que, em tempos de crise, se vê quem está ou não com a empresa. A crise obriga o gestor a reavaliar o seu negócio mas também a forma como comunica com os seus públicos, por isso, deixamos algumas dicas sobre como comunicar com cada um.

1. Colaboradores: o seu principal parceiro para viabilizar a empresa

Podem ser funcionários ou equipas em outsourcing, que no final de contas devem vestir a camisola da empresa sempre que necessário.
Com este público interno, comunique:

  • Presencialmente – em reuniões de equipa
  • Por escrito – textos motivacionais e inspiradores que os levem a percorrer a Milha Extra que é preciso para faturar mais;
  • Redes Sociais – incentive a partilha de conteúdos sobre a empresa nas redes sociais dos colaboradores, mostrando orgulho na empresa que representam;
  • Whatsapp – faça parte dos grupos da empresa e partilhe as conquistas em equipa.

2. Clientes: o propósito da sua empresa

Devem ser informados sobre o que a empresa faz para superar o nível de serviço, gerindo as expectativas na entrega. Assim, sugerimos:

  • Na encomenda – tente saber o propósito do pedido para poder personalizar a entrega e surpreender o cliente. Acredite, vai fazer toda a diferença.
  • Na entrega  – deixe uma mensagem escrita a agradecer a escolha com as #daempresa e peça a partilha nas redes sociais do cliente. Acredite, quem for surpreendido, vai querer partilhar com o resto do mundo o cuidado que a sua empresa teve.

3. Parceiros: os aliados na reputação da sua empresa

Sempre que possível, peça uma referência à sua empresa no site e/ou redes sociais com ligação direta ao seu site. Esta estratégia chama-se Link building ou criação de links, que basicamente consiste em criar uma rede de ligações de vários sites ao seu. O objetivo final é que várias empresas o recomendem, o que vai aumentar a confiança na sua empresa e aumentar o tráfego de visitantes no seu site. Isto vai aumentar a sua presença digital.

Assim, recomendamos:

Aos Fornecedores – peça um testemunho escrito sobre a sua empresa, seja sobre a vossa relação profissional, sobre os prazos de entrega ou sobre o cumprimento nos pagamentos. Tudo conta a seu favor quando falam da sua empresa

Aos Parceiros Institucionais – sejam de associativismo, institucionais ou governamentais, é importante que reforce a ligação que vos une através da recolha de um testemunho escrito, de uma foto que formalize um protocolo, uma notícia na imprensa que valide a importância da vossa união.

O poder do networking

Mesmo em mercados de nicho, onde todos os profissionais se conhecem, deve usar a sua lista de contactos de influência e pedir referências da sua empresa.

Participe em reuniões de networking online, sejam de associações profissionais, de grupos setoriais ou em eventos de social media para que possa divulgar a sua empresa.

Mas faça-o com um propósito, dando seguimento aos contactos feitos, encontrando um motivo para criar uma relação profissional com determinado empresário que conheceu.

Comunicar com os parceiros é fundamental para gerar Confiança, Reputação e Notoriedade pois se for consistente na forma como opera no mercado, irá conquistar o respeito dos seus pares, fazendo a diferença e mantendo sua missão.

Mafalda Marques, diretora-geral da Media em Movimento

Bibliografia

  • Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes, de Stephen Covey
  • As Armas da Persuasão, de Robert B. Cialdini