fbpx

Tik Tok: a rede social do momento

TikTok: a rede social do momento

Olá, caro leitor, adivinhe quem voltou? Trago-vos mais um artigo sobre o mundo do marketing digital e desta vez o tema não poderia ser outro se não a rede social do momento. Apresento-vos o Tik Tok! (Não, não me refiro à música da cantora Ke$ha). Neste artigo, vamos falar um pouco sobre esta nova rede social. Preparados?

O Tik Tok é a rede social que mais tem crescido nos últimos tempos, batendo o recorde de downloads e há, inclusivamente, boatos de que nos Estados Unidos já ultrapassa o Instagram. A aplicação permite que os utilizadores possam gravar e partilhar vídeos curtos, com uma duração em média entre 15 e 60 segundos. Durante as gravações, os utilizadores podem fazer dobragens de músicas, de cenas de filmes (sendo este o principal objetivo da aplicação), fazer danças e participar em alguns desafios que a aplicação disponibiliza. O seu formato é muito semelhante ao de outras redes, os utilizadores podem seguir outros perfis, gostar de um vídeo e partilhar as suas publicações. Escusado será precisa dizer que o TikTok acabou por ser tornar uma febre com o público mais jovem.

A aplicação foi lançada em 2017 pela empresa chinesa ByteDance – um pequeno segredo: a empresa foi considerada como a startup mais valiosa do mundo e estima-se que seu valor chegue ao 75 mil milhões de dólares. Entretanto, em agosto de 2018, a empresa ByteDance acabou por juntar-se à aplicação Music.Ivy, uma app voltada para a música. O objetivo da fusão era ampliar a sua atuação no mercado. A partir desta fusão nasceu, então, o famoso hit TikTok e, em outubro do mesmo ano, a app já ultrapassava os números de downloads do Facebook, Instagram e Youtube.

Agora que já lhe apresentámos a plataforma, deve estar a pensar: “Ok, percebi que é uma app para partilhar vídeos, mas que a faz ser tão popular?”. Ora bem, vamos explicar-lhe já a seguir.

  • Popularidade

A primeira impressão quando estamos na aplicação é de que a sua usabilidade pode ser muito difícil – com tantas funcionalidades, qualquer um pode ficar um pouco perdido. Contudo, o Tik Tok é fácil de usar e o seu interface é bastante simples, além disso, as ferramentas que a app disponibiliza são bastante intuitivas, o que faz com que qualquer pessoa consiga criar e editar os seus vídeos mesmo nunca tendo editado um vídeo. Um fator diferencial é que a app permite que os utilizadores consigam gravar vídeos com outros utilizadores. Ao contrário das outras plataformas de vídeos, aqui, os utilizadores produzem conteúdos de vídeo de uma forma amadora, ou seja, não é preciso fazer uma superprodução para lançar um vídeo.  Aliás, a pandemia de Covid-19 e o facto de muitas pessoas pelo mundo se terem visto confinadas à sua própria casa trouxe uma explosão no número de utilizadores do Tik Tok e, consequentemente, destes vídeos ‘caseiros’. O utilizador Jayde Vicent explica que a popularidade da aplicação acontece, porque o Tik Tok é um mundo onde as pessoas podem ser elas próprias, de uma forma orgânica e autêntica. Outro fator que o mesmo utilizador afirma ser a causa da popularidade é a forma de consumo musical que torna tudo único.

  • Mensagens e hashtags

Quando falamos em “rede social” vem-nos logo à cabeça “mensagens diretas e hashtags”. Pois bem, com esta aplicação isso não poderia ser diferente, ou seja, aqui os utilizadores conseguem enviar mensagens diretas para outros utilizadores, ferramenta muito utilizada no Instagram. Outra funcionalidade bastante parecida com o Instagram é o uso das hashtags, que são utilizadas para encontrar temas ou termos com o famoso símbolo #.

  • Monetização 

Aqui vem a grande diferença ($) entre o Instagram e o Tik Tok: os utilizadores podem acabar por tirar partido financeiro do seu conteúdo, uma excelente opção para influenciadores digitais com grandes seguidores. Para tal, o utilizador deve comprar a moeda da aplicação, Tik Tok Coins e a seguir transferir para o perfil que deseja. Porém, o recurso para receber o dinheiro não se encontra disponível para todos os utilizadores, apenas para os mais populares.

  • A presença das marcas na plataforma

A plataforma não é restrita apenas para os utilizadores “normais”, as marcas também podem estar presentes e algumas já lá estão! Existem vantagens e desvantagens em fazer anúncios na plataforma: o lado negativo é que a empresa precisa de desembolsar um valor muito alto de investimento; já pelo lado positivo, a capacidade de se alcançar sucesso numa plataforma que está a crescer é significativamente alto. A única coisa em que precisa de focar-se é a relação com o seu público. Uma das vantagens de se anunciar na plataforma é que o utilizador mesmo não consegue passar para o resto do feed sem assistir ao seu vídeo. Os anúncios pagos são feitos através do Tik Tok Ads, sendo possível produzir banners, notificações push e vídeos publicitários. A plataforma oferece formatos flexíveis e a possibilidade de se desenvolver uma criatividade diferente para contar a história da marca.

Criar a conta no Tik Tok Ads é fácil. Antes que me esqueça, esta conta é gratuita, como as demais plataformas oferecem. O utilizador precisa apenas de preencher os seus dados e aguardar o contacto da equipa de suporte para efetivar o registo. Assim como no Facebook, o TikTok Ads permite fazer ajustes de orçamentos, iniciar e interromper um anúncio e, claro, o poder de escolha para otimização (custo por clique ou custo por mil impressões).

Um bom exemplo de como uma marca pode posicionar-se na plataforma é através dos desafios e dos concursos que a plataforma disponibiliza dos quais falamos anteriormente e, claro, o uso das nossas queridas hashtags. Uma marca que soube aproveitar bem a plataforma foi a Guess com a campanha #InMyDenim. No dia 1 de setembro de 2018, a marca convidou todos os utilizadores americanos da plataforma para o desafio com o hashtag #InMyDenim. Os utilizadores tinham de criar alguns vídeos onde estivessem a usar as jeans da marca e escrever a referida hashtag.

Chegámos ao fim do nosso artigo, mas caso tenha ficado interessado em saber como funciona esta aplicação, que tal fazer o seu registo e explorar um pouco mais esta nova realidade? E se você leu e gostou do nosso artigo, mas ficou triste por ter terminado, pode sempre espreitar os artigos que temos no nosso blog ou contactar-nos!

Fico por aqui e espero vê-lo em breve. 😊

Pedro Montijo, digital strategist na Media em Movimento

Fontes:

Awin: Tik Tok: Tudo o que você precisa saber sobre a rede social que mais cresce no mundo.

Influencer Marketing Hub: O que é o Tik Tok? O que você precisa saber sobre o novo Musical.ly.

Rock Content: Tik Tok: O que você precisa entender sobre a rede social do momento.

Rock Content: Fenômeno Tik Tok: Sua empresa deveria apostar nessa rede social?

Olhar Digital: O que é Tik Tok: Tudo sobre o app de vídeos curtos que virou febre.

TechTudo: O que é TikTok? Conheça o app mais baixado que Instagram e Facebook nos EUA.

The Verge: How China’s Bytedance became the world’s most valuable startup.

Target hd: TikTok: o que é, e tudo o que você precisa saber.

E-dialog: Anunciar no TikTok: como funcionam os Ads no app.