fbpx

Branding online ou offline, qual a estratégia vencedora?

branding

Por muito boa que seja a sua estratégia de marketing, existe sempre forma limar alguns pontos que certamente irão melhorar os resultados das suas ações. Uma forma de o fazer é decidir que foco dar a cada uma destas vertentes – online e offline. Para tomar esta decisão, e definir a estratégia certa, há que perceber o que são cada uma destas vertentes, as suas vantagens e desvantagens e, o mais importante, como usá-las. 

Branding? O que significa?  

O conceito de branding está relacionado com o processo de construção da imagem de uma marca e até mesmo da marca em si. Diz respeito a elementos como o nome, logotipo e símbolos, ligados à identidade da marca.  

Empresas que possuem um posicionamento consolidado, uma forte identidade corporativa e alto valor de mercado, muito provavelmente terão uma identidade visual bastante sólida.  Na prática, usar estratégias de branding é uma maneira de fortalecer e deixar ainda mais evidente o poder de uma marca. 

Online branding?  

O branding online abrange a utilização dos vários canais e ferramentas digitais para divulgar uma mensagem sobre a marca, produtos ou serviços da sua empresa para os seus clientes, existentes e potenciais. 

No fundo, o objetivo do marketing digital é colocar a sua mensagem nos hotspots digitais que os seus potenciais clientes habitualmente frequentam.   

Exemplos de online branding:  

E-mail marketing: a utilização do e-mail para divulgar a marca, a par dos websites, é a mais antiga forma de promoção online 

Google Ads: são uma opção económica e oferecem vários dados analíticos para medir o desempenho (porque sim, o desempenho é o que realmente interessa). 

Webinars: as pessoas estão sempre dispostas a aprender coisas novas e saber como tirar o máximo benefício do seu produto/serviço. 

Social Media Marketing: a maior vantagem desta ferramenta é ser gratuita. 

Offline branding?  

O marketing offline engloba, por contraste, os métodos de promoção que eram usados antes da internet. A televisão, imprensa e materiais impressos. Será muito arriscado desinvestir nestes meios. Na verdade, para alguns públicos e gamas de serviços ou produtos, estes meios são os que realmente incentivam à ação. 

Na prática o objetivo é o mesmo do online branding, simplesmente serão os meios tradicionais a serem usados como ferramenta de posicionamento da marca. 

Exemplos de offline branding:  

Outdoors: estes grandes formatos físicos chamam a atenção do público e, obviamente, ainda funcionam muito bem na era digital de hoje. 

Publicidade na TV: Um bom anúncio vende o seu produto agora e daqui a anos. Quem não tem um anúncio de TV preferido? 

Seminários: Se a sua área é o B2B apresentamos-lhe a sua próxima ação de comunicação. 

Vantagens online branding:  

– Acessibilidade; 

– Precisão na comunicação; 

– Maior alcance;  

– Mensurabilidade; 

Vantagens offline branding:  

– Constrói relacionamentos; 

– Capta a atenção rapidamente; 

– Alarga a criatividade;  

A verdade é que a grande maioria das marcas beneficia da versatilidade que só pode surgir da coexistência de todas as “armas” de promoção.  Optar apenas por uma destas vertentes, pode impedir a sua marca de atingir melhores resultados. Analise todas as opções que tem ao seu dispor e decida de forma inteligente. 

Por: Gonçalo Figueira, digital marketeer