fbpx

Buyer Persona: um dos segredos para o sucesso do seu negócio 

buyer persona

Há muitos motivos para o seu negócio ser bem-sucedido que vão desde a atenção ao cliente, experiência que proporciona ao mesmo, qualidade do produto, durabilidade, mas antes de chegarmos a esse ponto e até de começarmos a definir um trajeto de marketing, é preciso perceber e desenhar um buyer persona, aquilo a que chamamos o protótipo de pessoa que irá comprar o que estamos a oferecer ao público. 

A criação desta “personagem” terá de incluir certos pontos fulcrais, nomeadamente, dados demográficos, necessidades, motivações, objetivos, desafios e comportamentos, sendo que estes serão retirados a partir de uma análise a clientes reais, clientes de concorrentes, assim como a outros estudos com o mesmo objetivo. 

É importante perceber que a buyer persona é diferente do público-alvo, pois define quais os momentos em que poderá ter contacto com a marca em questão, os desejos, hobbies, interesses, faixa salarial e desafios.  

Tal acresce de importância, pois ao saber estes detalhes, será mais fácil criar conteúdo direcional, solucionar problemas do seu público e saber o momento certo para cada ativação de marketing com o objetivo de alcançar mais vendas. 

E como criar o seu buyer persona? 

Para criar o buyer persona da sua empresa é necessário fazer uma boa pesquisa de marketing e usar todos os dados e o histórico do seu CRM, pois será necessário, como referido acima, conhecer os hábitos, comportamentos de consumo, desejos, necessidades, dificuldades e problemas comuns dessa pessoa fictícia. 

Deixamos-lhe aqui algumas perguntas para criar a sua personagem: 

  • Nome, idade, género do meu potencial cliente? . Onde trabalha? 
  • Grau académico? Em que área? 
  • Por que se interessa? 
  • Porque é que tem interesse na minha marca/produto? 
  • Quais são os seus hobbies? 
  • Qual o tipo de conteúdo que consome e em que plataformas? 
  • Qual o salário mensal? 
  • Quais os seus desafios diários? E que desafios posso ajudar a superar? 
  • Quais as expetativas em relação a produtos como o meu?  

Definir uma buyer persona será uma vantagem estratégica para qualquer área de negócio pois, conseguir perceber com quem pretende falar, onde estes se encontram (online e offline) e quais os seus interesses, a comunicação tornar-se-á muito mais fluída e objetiva. 

Por: João Carreira, coordenador de equipa