fbpx

Quais os princípios básicos do Google Ads?

Google

Já ouviu falar do Google Ads? A plataforma de publicidade do Google (antigamente conhecida como Google AdWords) permite que divulgue o seu negócio online, no momento certo, a quem está à sua procura. Em contrapartida, só irá pagar quando as pessoas clicarem no seu anúncio. Mas a que objetivos pode uma campanha no Google responder? Que tipos de anúncios existem? Quais os passos necessários para avançar com uma campanha?

O Google Ads, que é uma das maiores fontes de rendimento do Google, permite que todos os que queiram investir na divulgação dos seus websites, produtos ou serviços o façam no Google ou em websites parceiros.

Assim, todos os que o queiram anunciar no Google Ads têm toda a liberdade para:

– Definir o seu próprio orçamento (que só será gasto quando houver interação com o anúncio promovido);

– Segmentar o público que vai alcançar com uma série de fatores;

– Durante o processo, poderá alterar a campanha consoante o desempenho da mesma, de forma a obter melhores resultados.

Vamos agora perceber, passo a passo, como podemos criar uma campanha Google Ads.

1. Defina o objetivo da sua campanha

O primeiro passo, como em toda a comunicação, é definir o objetivo que pretende alcançar com a sua campanha. Alguns dos objetivos que pode definir são:

– Aumentar as vendas do seu negócio (online, numa aplicação móvel, por telemóvel, etc.);

– Alcançar potenciais clientes;

– Aumentar o tráfego online para o seu website;

– Divulgar os seus produtos e a sua marca, incentivando à sua exploração;

– Aumentar o alcance e a notoriedade da sua marca;

– Promoção da sua aplicação móvel;

– Aumentar as visitas às suas lojas físicas.

2. Escolha o tipo de campanha que pretende implementar

O Google permite implementar diferentes tipos de campanhas:

– Rede de Pesquisa – este é o principal tipo de anúncio do Google Ads e também o mais simples. Ideal para gerar leads ou aumentar vendas, estes são os anúncios que aparecem em destaque nos resultados quando alguém faz uma pesquisa;

– Máximo desempenho – com uma única campanha, pode alcançar o seu público através de todos os canais que o Google tem à sua disposição;

– Rede de Display – estes anúncios aparecem em formato visual (podem ser imagens ou vídeos) no Google ou nos websites parceiros;

– Shopping – este tipo de campanha permite que apresente o seu produto de e-commerce na loja do Google, ou Google Shopping;

– Vídeo – permite que divulgue os seus vídeos como anúncio no YouTube antes ou durante outros vídeos. Existem diferentes tipos de anúncios que aqui podem ser utilizados;

– App – permite, como o nome indica, divulgar a sua aplicação móvel na rede de pesquisa, na rede de Display ou no YouYube;

– Smart – criada para ajudar aqueles que não têm muita familiaridade com o Google Ads, conta com menos passos e é uma forma facilitada de criar um anúncio;

– Local – permite divulgar o espaço físico da sua loja num mapa do Google;

– Discovery – através do formato visual, o Google apresenta estes anúncios sem que o cliente realize alguma pesquisa, permitindo que os clientes descubram novas marcas e novos negócios.

3. Defina o orçamento

Poderá definir qual o valor diário médio que está disposto a pagar e quais os objetivos em que pretende focar a sua campanha e o seu orçamento – se em conversões, se em cliques, se noutros.

4. Segmente a sua campanha

Através de diferentes fatores pode segmentar a sua campanha, para que esta alcance quem pretende, da forma que pretende:

  • Defina onde vão ser apresentados os seus anúncios (Google e canais parceiros);
  • Defina a idade, o local (países e cidades) e idiomas que queira considerar paraa sua campanha;
  • Defina os dias, os horários e a frequência com que vão aparecer os anúncios;
  • Decida quais os dispositivos em que os anúncios vão aparecer (se no computador, no tablet ou no telemóvel);
  • Defina o seu público alvo – escolha o seu perfil, os gostos e as características que devem ser considerados na hora de apresentar o seu anúncio.

5. Defina as palavras-chave

As palavras-chave são as palavras que vão desencadear o seu anúncio. Ou seja, quando alguém que tenha todas as segmentações que definiu pesquisar uma das suas palavras chave, o seu anúncio irá aparecer.

6. Crie os seus anúncios

Defina como vai o seu anúncio aparecer aos clientes: quais os títulos possíveis, quais as descrições, as imagens e as extensões que vão aparecer no seu anúncio de forma a otimizá-lo ao máximo.

7. Submeta o anúncio para aprovação

Quando tiver concluído todas as etapas, vai precisar de submeter o anúncio para aprovação. O Google irá ver se cumpre todas as regras definidas e irá também definir qual a sua pontuação de otimização, que poderá ser melhorada depois de o anúncio estar no ar.

8. Acompanhe e monitorize a sua campanha

Depois de estar no ar, é importante medir a sua campanha, de forma a adaptá-la para que seja potenciada ao máximo. Não se esqueça de ver quais as palavras-chave mais procuradas e quais os termos de pesquisa que desencadeiam o seu anúncio. Caso algumas palavras não façam sentido ou estejam a gastar demasiado orçamento da sua campanha, pode desativá-las ou torná-las negativas, respetivamente, para que deixem de o fazer.

9. Quando terminada a campanha, avalie-a

Apesar de esta ser uma tarefa constante, no final é crucial que avalie a sua campanha, para que possa adaptar todas as que se sigam. Além das palavras-chave e das palavras de pesquisa, considere avaliar a taxa de cliques (em 100 vezes que tenha aparecido o seu anúncio, quantas vezes foi clicado), o custo por clique médio das suas palavras-chave, o número de conversões, o custo por conversões, o número de impressões, entre outras.

O Google Ads é um mundo de curiosidades que vale a pena ser descoberto (aqui falámos apenas de algumas coisas), por todos os possíveis benefícios que podem surgir para o seu negócio. Investigue, invista e leve o seu negócio mais longe. Se no caminho estiver perdido, não hesite em falar connosco. Boa sorte!

Por Sofia Neves, digital marketeer na Media em Movimento