fbpx

A comunicação como importante ferramenta do turismo

comunicação turismo

O turismo, considerado um dos maiores setores de comércio internacional pela Organização Mundial do Turismo, cresceu ao longo dos últimos anos. Mesmo com o impacto da pandemia causada pela Covid-19, a vontade de viajar não desapareceu. No entanto, se houve um aumento de turistas, por um lado, também a oferta cresceu bastante, ganhando novas formas, inclusive. A comunicação surge aqui então como forma de diferenciação e fator importante para o setor do turismo: é através dela que alojamento, restauração, espaços de entretenimento podem ganhar visibilidade e encontrar os seus potenciais clientes.

Se era já de enorme importância apostar na comunicação no setor do turismo, com a Covid-19 esta necessidade não só não desapareceu como ganhou maior relevância, já que foi uma forma de manter vivo um setor que foi obrigado a parar e cuja retoma tem sido marcada por altos e baixos.

Coloca-se então a questão: de que forma deve a sua marca comunicar no setor do turismo?

Com o intuito de alcançar potenciais clientes (e este é o maior objetivo da comunicação neste setor), é, antes de mais, importante manter um site que se adapte a vários dispositivos, de forma a permitir que os clientes tenham acesso às informações. Ao possuir um website, invista no SEO (Search Engine Optimization), de forma a poder ter um alcance mais orgânico, e, quando considerar necessário, invista em SEA (Search Engine Advertising).

Aliada ao website, a presença omnicanal é uma aposta necessária para a sua marca. Como fazê-lo?

1 – Comece por definir os objetivos da sua comunicação e qual o público-alvo que pretende alcançar. Definir as personas do seu negócio é crucial para que possa adaptar o conteúdo transmitido, bem como o idioma a adotar.

2 – Escolha as plataformas em que decide estar presente (ex.: Facebook, Instagram, etc.). Ao escolher as plataformas em que está, certifique-se de que partilha com os potenciais clientes as informações básicas, tais como a localização, o horário de funcionamento do estabelecimento, os serviços que oferece, os preços adotados, entre outros. Não se esqueça de deixar uma ligação para o seu website.

3 – Defina o conteúdo que publica nas plataformas, consoante as especificidades de cada uma, e consoante as personas definidas. Seja uma unidade hoteleira ou de restauração, adapte o que publica e o tom que utiliza. Não se esqueça de ter como foco aquilo que o diferencia de toda a concorrência e, acima de tudo, foque-se nas emoções, já que tendencialmente os seus potenciais clientes estarão à procura disso mesmo.

Finalmente, mantenha-se a par do que é dito nas plataformas da sua área: desde o Booking ao TripAdvisor, para unidades hoteleiras, ao Zomato ao The Fork, para unidades de restauração, os seus clientes poderão deixar comentários e avaliações espontâneas, que serão, em princípio, a sua melhor forma de comunicação e de alcançar também potenciais clientes, sobretudo se conseguir alcançar avaliações positivas. Quando recebidas críticas negativas, é importante que dê o seu feedback, já que esta é também uma forma de potenciais clientes verificarem a sua preocupação com a qualidade do serviço prestado.

É ainda importante notar que, como em tudo, a comunicação deste setor é marcada por desafios e tendências.

Assim, é inegável o aparecimento de cada vez mais destinos turísticos, bem como de tipos de turismo, pelo que a comunicação é crucial para que a sua marca se diferencie e alcance quem pretende. Também os consumidores têm vindo a mudar, sendo agora mais informados e mais conscientes, tendo agora vontades, necessidades e expetativas distintas. Aliado a isto, também a aquisição de experiências turísticas mudou, com as reservas a serem feitas de diferentes formas.

Posto isto, é importante que, na comunicação neste setor, considere algumas tendências:

1 – Na comunicação, foque-se nas emoções e nas experiências que pode transmitir, já que os turistas procuram cada vez mais isto mesmo. Por exemplo, aposte em vídeos com o formato de storytelling e com foco na emoção, até porque isto poderá resultar num maior engagement;

2 – Crie uma aplicação móvel que traga vantagens aos seus clientes (por exemplo, poderá permitir a acumulação de pontos ou oferecer descontos), enquanto, simultaneamente, facilita a sua experiência. Deverá também apostar num website de fácil navegação e adaptável, que pode ser acessível através de QR Code;

3 – Inclua visitas interativas através das suas plataformas online, com vídeos de 360º, por exemplo;

4 – Aposte em ferramentas de inteligência artificial, tais como os ChatBots, por exemplo, que permitem melhorar a experiência do utilizador, que é mais personalizada;

5 – Dê voz aos seus clientes, partilhando as avaliações e os comentários feitos por eles.

Se no turismo a comunicação era já uma importante ferramenta, com o impacto da Covid-19 esta relevância aumentou ainda mais. A comunicação é assim a ferramenta que permite dar a conhecer a sua marca aos potenciais clientes, diferenciando-se e destacando as suas qualidades.

Por Sofia Neves, press officer na Media em Movimento

Fontes:

https://inboundware.pt/redes-sociais-para-turismo-o-que-fazer-e-o-que-nao-fazer/

http://turismoeinovacao.com/institucional/gestao-da-comunicacao-no-turismo/

https://neilpatel.com/br/blog/marketing-turistico/

https://www.atrevia.com/pt/actualidade/os-novos-desafios-do-marketing-turistico/