fbpx

O clipping como uma ferramenta estratégica

clipping

O clipping, uma das ferramentas usadas para monitorizar as notícias publicadas na imprensa, é muito importante para medir e avaliar a comunicação e pode ter um papel estratégico na sua empresa. Como? Nós explicamos.

O clipping, da palavra ‘Clip’, que significa “recorte”, faz a seleção, recolha e análise das notícias publicadas acerca de uma empresa e/ou da sua área de atuação nos vários meios de comunicação social. Quando utilizado de forma estratégica, permite ganhar vantagem competitiva na sua organização, porque simultaneamente avalia o alcance da sua empresa, como pode ser uma das bases para a tomada de decisões.

Permite identificar todas as referências feitas a uma marca, tornando possível compreender de que forma esta é vista e representada na opinião pública, antecipar problemas e inícios de crise, o que possibilita uma melhor gestão da reputação da sua marca. Além disso, caso faça a recolha das notícias do setor em que a marca/empresa se insere, permite identificar as tendências, acompanhar o que é feito pela concorrência, e monitorizar o ambiente político e económico, que pode ter impacto direto na sua atividade.

No entanto, para que estas vantagens sejam otimizadas, não basta identificar e recolher os conteúdos jornalísticos. É necessário analisá-los quantitativa e qualitativamente. Assim, vejamos como potenciar a vertente estratégica desta ferramenta, através de uma série de passos.

1 – Defina os objetivos – Antes de começar a monitorizar as notícias publicadas, é necessário definir objetivos, já que são eles que vão permitir identificar aquilo que vai ser acompanhado através do clipping.

2 – Escolha as palavras-chave – Tendo por base os objetivos definidos, poderão ser definidas as métricas e as palavras-chave a serem monitorizadas. As palavras-chave vão ser a base através da qual vai ser feita depois a pesquisa nos vários meios para encontrar os conteúdos.

3 – Realize o clipping – Através das palavras-chave, localizam-se as notícias com a recolha nos meios de comunicação social, sejam online, impressos como jornais e revistas, ou audiovisuais, como televisão e rádio.

4 – Analise as notícias monitorizadas – Estando as notícias já identificadas, é necessário analisar os conteúdos das mesmas.

  • A análise quantitativa passa pela análise do número de notícias, o seu alcance, a área editoria ocupada ou tempo/duração que ocupa no meio, e o automatic advertisement value (AAV), que diz respeito ao valor publicitário equivalente ao espaço ocupado por uma notícia.
  • A análise qualitativa diz respeito à análise do sentimento (positivo, neutro ou negativo) das notícias publicadas e identificação das mensagens chave nelas publicadas, bem como à análise comparativa de notícias publicadas acerca de marcas concorrentes.

5 – Junte tudo num relatório de clipping – Identificadas, recolhidas e analisadas as notícias publicadas, é necessário agrupá-las num relatório, que pode ser feito semanal, mensal e/ou anualmente. São estes relatórios que vão permitir fazer um balanço dos resultados da marca, da sua representação nos media e da sua reputação, o que pode ser crucial para a tomada de decisões.

Em suma, o clipping permite acompanhar o que é dito nos media acerca da sua empresa. Se utilizada estrategicamente, traz vantagens competitivas à sua empresa na partilha dessas notícias no seu site e redes sociais, em newsletters internas e de clientes. Permite acompanhar o que os seus concorrentes fazem e ainda atrai a atenção de potenciais investidores que procuram empresas que cuidam da sua reputação..

O que espera para usar uma ferramenta assim? Contacte-nos e cuidamos da comunicação da sua empresa.

Por Sofia Neves, assessora de imprensa na Media em Movimento

Fontes:

https://www.knewin.com/blog/o-que-e-clipping/

https://blog.dino.com.br/clipping-o-que-e-para-que-serve-por-que-fazer-como-fazer/

https://archilike.com/2020/06/26/clipping-o-que-e-como-funciona-e-qual-a-sua-importancia/

http://interclip.com.br/analise-quantitativa/