fbpx

Stakeholders: as peças-chave para o sucesso de uma organização

Stakeholders sucesso organização

Identificar e gerir a relação com os stakeholders vai ser um fator-chave para o sucesso de qualquer organização. Mas o que são, afinal, stakeholders e qual é a sua importância?

Em português “partes interessadas, os stakeholders são cruciais para o sucesso de qualquer organização. O que são, afinal? Quando falamos de stakeholders, referimo-nos às organizações e pessoas que, de alguma forma, podem impactar ou podem ser impactadas pela nossa organização e pelas suas ações. Torna-se, por isso, óbvia a necessidade de saber quem são os seus stakeholders. Existem diferentes formas de os classificar.

Por um lado, podemos falar de stakeholders internos quando nos referimos a grupos de pessoas intrínsecas ao ambiente da empresa. Por outro, stakeholders externos são aqueles que podemos encontrar fora do ambiente de uma empresa, mas com os quais ela interage. Já quando falamos do tipo de impacto que estes stakholders podem ter, falamos de stakeholders diretos, se estes forem impactados diretamente pela empresa, ou, por outro lado, falamos de stakeholders indiretos se estes forem impactados indiretamente pelas ações da organização.

. Deixamos alguns exemplos de stakeholders:

  • Stakeholders internos
    • Colaboradores
    • Acionistas (ou shareholders)
    • Gestores da empresa
  • Stakeholders externos
    • Fornecedores
    • Concorrentes
    • Estado
    • Meios de comunicação social
    • Clientes
    • Sindicatos

É crucial que na sua organização, consoante a ação que vai ocorrer, sejam mapeados então os stakeholders. Como fazê-lo?

  1. Comece por listar todos os possíveis grupos, pessoas e organizações que podem de alguma forma ser impactadas pela sua organização;
  2. Defina, para cada stakeholder identificado, os interesses e necessidades que o caracterizam;
  3. Defina o nível de influência que cada stakeholder tem;
  4. Classifique, por ordem de importância, todos os stakeholders.

Desta forma, poderá ter, numa visão geral, todos os stakeholders da sua organização, os seus interesses e as suas necessidades, garantido uma maior probabilidade de sucesso.

Comunicar com os stakeholders

Não basta saber o que são stakeholders e como identificá-los. Na gestão da sua relação com eles, não se esqueça de que a comunicação, que é sempre um fator crucial, também tem de ser considerada:

  1. Garanta que comunica de forma constante e transparente com os seus stakeholders, já que a sua organização poderá ter impacto neles;
  2. Adapte a comunicação a cada stakeholder já que cada um tem interesses e necessidades diferentes. Deve, por isso, adaptar as mensagens, os canais de comunicação, o tom utilizado, entre outros;
  3. Procure obter o feedback dos seus stakeholderes, identificando eventuais problemas específicos que podem surgir, já que, poderá resolver eventuais situações mais rápida e eficazmente.

Os stakeholders são cruciais para o sucesso de uma empresa. Não se esqueça de os identificar e, mais que isso, de os considerar e de comunicar com eles, já que uma relação positiva com os seus stakeholders pode ser o caminho para mais facilmente conseguir alcançar o sucesso.

Por Sofia Neves, assessora de imprensa na Media em Movimento

Fontes: