fbpx

A importância do storytelling para a sua empresa

Desde sempre que Homem é movido por narrativas, basta pensar nas histórias contadas em pinturas rupestres e em como a comunicação humana se estabelece na atribuição de significados às palavras. Hoje, a prática de contar histórias é adotada para diversos fins e a comunicação estratégica das marcas e empresas surge como um deles. O storytelling tornou-se assim numa poderosa ferramenta de marketing.

O termo storytelling refere-se à prática ou técnica de apresentar uma boa história. Com origem na língua inglesa, este conceito advém das noções “story”, inglês para história, e “telling” que se traduz por “contar”.

Quando aplicado ao branding de uma empresa, o storytelling pode ser entendido como uma estratégia cujo objetivo é estabelecer uma ligação emocional com os clientes de forma que estes depositem confiança na empresa e se tornem leais à mesma.

De facto, estudos realizados na área da psicologia do consumidor revelam que as pessoas têm tendência para se lembrar 22 vezes mais de histórias do que de meros factos matemáticos e defendem que as narrativas ativam áreas do cérebro responsáveis pela formulação de discursos, pela capacidade de gerar emparia e até dor. Assim, a própria natureza humana revela-se também ela deveras sensível à construção de narrativas.

Neste seguimento, as histórias criadas pelas empresas contribuem para ajudar a criar reconhecimento, compreensão, empatia e a construir o significado por detrás das identidades organizacionais. Por exemplo, contar narrativas reais por detrás das marcas para explicar a sua origem é uma forma de fazer com que o público possa não só conhecer a empresa, mas também criar uma identificação e laços emocionais com a ela.

A nível interno, o storytelling é também uma importante ferramenta já que, através das histórias narradas sobre a empresa é possível que os seus colaboradores construam uma ligação com a mesma. Uma vez os colaboradores envolvidos com a empresa e o seu propósito, é mais fácil que a cultura de storytelling seja transmitida para o público, envolvendo-o também nas narrativas e de preferência, tornando-o o protagonista da história.

Ao mesmo tempo que o mercado se encontra cada vez mais saturado de bens materiais, as marcas procuram formas de se diferenciarem e o desafio que muitas atravessam é o de representar os seus valores de forma sólida. O storytelling emerge assim como uma excelente estratégia para os comunicar.

Mas como pode efetivamente aplicar o storytelling na sua empresa?

O storytelling pode ser aplicado no marketing em diversos formatos, incluindo anúncios publicitários, histórias em vídeos, publicações nas redes sociais ou até em artigos de blogue.

ara começar, o ideal é definir muito bem o objetivo que pretende alcançar com a história, conhecer muito bem o seu público alvo de forma a cativá-lo escolhendo o melhor tom e linguagem possível. Em seguida, deve construir um elemento de identificação para que o público alvo se reveja na narrativa e consequentemente, crie laços emocionais com a mesma.

Com base nestes elementos, defina uma história com princípio, meio e fim e com um enredo alinhado com a identidade da sua empresa. Já a forma como pode transmitir a narrativa depende do canal mediático escolhido como as plataformas digitais, televisão, rádio ou imprensa. No caso do digital, falamos em digital storytelling, que envolve a utilização de softwares digitais para a construção de narrativas multimédia em imagem, vídeo, texto ou áudio.

Para concluir, o storytelling, revela-se como estratégia de marketing e comunicação que acrescenta valor às empresas já que promove o seu reconhecimento e diferenciação face à concorrência e possibilita a criação de uma ligação emocional com o público-alvo pretendido.

Por: Margarida Oleiro, Digital Marketing Trainee