fbpx

Influenciadores Digitais: a nova profissão do séc. XXI

Se tem redes sociais é certo que já se deparou com uma publicação de um influenciador digital a partilhar um produto ou serviço e talvez até o tenha comprado, é precisamente aqui que entra o papel de influência desta que é a nova profissão do séc. XXI.

A verdade é que, hoje em dia, a tendência é que as pessoas passem cada vez mais tempo nas redes sociais. Como tal, é crescente a propensão para que as pessoas que seguimos influenciem os nossos hábitos de compra, comportamentos e modos de estar. Os criadores de conteúdo que trabalham segundo uma lógica de marketing de influência têm vindo a registar uma crescente importância no panorama atual e, por conseguinte, têm-se revelado um elemento chave nas estratégias de comunicação e marketing adotada por muitas empresas.

Quem são os influenciadores digitais?

Os influenciadores, por vezes designados de influencers, são pessoas que apresentam uma grande presença nas redes sociais e que, bem posicionados no mundo digital, possuem um significativo engagement com o seu público-alvo.

Enquanto pessoas “comuns” tal como os próprios seguidores, os influenciadores digitais revelam-se como uma ponte perfeita para as marcas atingirem um determinado público com o qual pretendem comunicar. Existem influenciadores digitais de diferentes áreas como a beleza, lifestyle, nutrição, videojogos, entre outros. Assim, segundo uma estratégia de marketing de influência, as marcas tiram partido da visibilidade que o influenciador tem para potencializarem a sua imagem.

Mas do que se trata o Marketing de Influência?

Em traços gerais, o marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que estabelece uma ligação entre a marca e o público-alvo dos criadores de conteúdo, de modo que a sua imagem seja associada à marca.

De acordo com um estudo realizado em 2021 pela agência de marketing de influência Spark, em parceria com o Instituto de pesquisas de mercado QaualiBest, 76% dos consumidores já compraram algum serviço por recomendação de um influenciador. Tal acontece numa lógica de que os consumidores ao seguirem diariamente uma personalidade nas redes sociais que por sua vez partilha a sua vida pessoal, gostos e interesses, sentem-se próximos dela, ganhando afinidade e confiança nas suas recomendações.

Profissão em crescimento

Existe a tendência para que as pessoas deixem de ser influenciadas pela comunicação publicitária “tradicional” das marcas. Em contrapartida, são as pessoas mais próximas que registam maior capacidade de influência, pelo que é o lado pessoal que se verifica nas relações influenciador-seguidor que faz toda a diferença neste campo do marketing.

O crescimento progressivo das redes sociais com o aumento do número de utilizadores diários faz com que o alcance destas plataformas tenha vindo a ser cada vez maior, explicando assim que, de dia para dia, surjam mais influenciadores digitais que adotam esta atividade como profissão.

Por: Margarida Oleiro, Trainee Comunicação Estratégica

Fontes:

https://rockcontent.com/br/blog/estatisticas-sobre-influencers/https://www.influenza.pt/influenciadores-digitais/ https://www.marcogouveia.pt/marketing-de-influencia-o-que-e