fbpx

Como catapultar um negócio? Comunicação é a solução

Comunicação

A comunicação é um mundo vasto. Por isso, sabemos que quando chega a hora de decidir em que área investir pode ser difícil decidir. Da assessoria de imprensa ao marketing digital, sem deixar de lado as campanhas digitais pagas, as organizações de eventos, a gestão da reputação ou a relação com influenciadores, a verdade é que o ideal é apostar numa comunicação integrada, ou seja, que junte diferentes áreas da comunicação, conseguindo assim um maior alcance e uma maior eficácia. Ainda assim, hoje, explicamos um pouco sobre cada área e apresentamos as suas vantagens e desvantagens. 

A assessoria de imprensa 

A assessoria de imprensa assenta na relação com os jornalistas, a quem pode contar a história do seu negócio. Através do envio de comunicados de imprensa, criando oportunidades de entrevistas e reportagens, ou até organizando eventos com os jornalistas, a assessoria de imprensa permite que tenha resultados mediáticos online, impressos, na rádio ou na televisão, com um vasto alcance.  

Quais as vantagens de investir em assessoria de imprensa? 

Além de se poder posicionar no mercado, principalmente ao ter artigos publicados em meios de referência do seu setor, vai conseguir fortalecer a imagem e a reputação, conseguindo um alcance bastante grande. Além disso, as peças que advêm do trabalho da assessoria de imprensa são resultados orgânicos (ou seja, não pagos), tendo assim um impacto diferente no público, que encara as informações de forma mais transparente. Finalmente, a assessoria de imprensa é uma ótima ferramenta para momentos em que é necessária gestão de crise: ao manter uma relação com jornalistas, caso surja uma crise, vai já ter criada uma relação que vai permitir que preste declarações e faça a gestão da situação. 

O marketing digital 

O marketing digital vai da gestão orgânica das redes sociais às campanhas pagas. É graças a esta vertente que pode, através de plataformas digitais, divulgar e promover a sua marca e os seus produtos. Neste âmbito tem uma série de ações que pode tomar e que devem ser consideradas, mas, de forma geral, o marketing digital é, atualmente, crucial para qualquer empresa.  

Quais as vantagens de investir em marketing digital? 

Antes de mais, é de notar que com o marketing digital a sua empresa vai poder ser encontrada. Isto é, nas redes socias ou através de motores de busca, vai ser possível que as pessoas fiquem a conhecer o seu negócio e, por isso, que considerem depois os seus produtos. Além disso, não podemos esquecer a possibilidade de criar relação com potenciais clientes: através do marketing digital vai poder falar diretamente com o público e, inclusive, vai permitir que o público fale consigo! É ainda possível alcançar o seu público-alvo, através de campanhas pagas assentes em segmentação, e pode acompanhar a jornada de compra destes mesmos clientes, sendo possível adaptar o seu processo de fidelização. 

A organização de eventos 

A organização de eventos engloba eventos físicos, digitais e híbridos, que passam desde a participação em feiras a eventos internos de celebração. Exigem planeamento ao pormenor e algum investimento, mas as mais valias que trazem são inegáveis. 

Quais as vantagens de investir na organização de eventos? 

Ao organizar ou participar em eventos, vai poder posicionar-se no seu setor, através da participação em fóruns ou feiras, ou criando iniciativas próprias, que podem depois ser divulgadas noutros meios. Vai ainda poder atrair e reter talento e alcançar potenciais clientes. Além disso, poderá dar a conhecer os produtos e o negócio a possíveis parceiros. 

Poderá, ainda, considerar investir noutras áreas, como é o caso do design e multimédia, que vão permitir uma identidade coerente e mais atrativa, nas relações com influenciadores, que permitem um maior alcance, ou outras. Tudo vai depender dos seus objetivos, dos seus recursos e, depois, da avaliação que fizer das ações.  

O mais importante é dar à comunicação uma oportunidade: essa é a solução para catapultar o seu negócio. Boa sorte! 

Por: Sofia Neves, digital marketeer