fbpx

Como impulsionar o seu negócio com um podcast?

podcast

O podcast é um formato que tem vindo a ganhar adeptos ao longo dos anos, com milhões de ouvintes em todo o mundo. Assim, também as empresas têm neste formato uma oportunidade para impulsionar os seus negócios. Coloca-se apenas a questão: como?

O podcast, que corresponde a um programa de áudio que pode ser ouvido em qualquer momento através de diferentes plataformas, tem crescido, já que permite alcançar e envolver os consumidores e os potenciais clientes. Na hora de criar um para a sua empresa deverá ter em consideração várias etapas.

  1. Comece por definir o objetivo do seu podcast: pretende alcançar potenciais clientes, envolver clientes, fazer crescer a sua marca, posicionar-se como especialista na área?
  2. Defina o público, já que este irá condicionar as suas restantes decisões.
  3. Escolha os temas que vai abordar ao longo dos episódios e que formato vai adotar:
    • Monólogo – neste formato, deverá falar sozinho acerca de histórias, de ideias ou de dicas;
    • Entrevistas – poderá ter um apresentador para todos os episódios que vai entrevistar diferentes convidados nos episódios;
    • Conversa – vários apresentadores conversam livremente acerca dos tópicos.
  4. Decida qual a frequência com que vai apresentar o seu podcast – semanal, quinzenal ou mensalmente.
  5. Desenvolva o roteiro que vai seguir nas gravações do seu podcast, para garantir que consegue gerir o tema e o tempo que tem para o abordar.
  6. Realize as edições ao áudio, colocando por exemplo efeitos sonoros ou música ao longo do episódio.
  7. Terminado o podcast, publique-o no seu site ou numa plataforma.

Apesar de o processo parecer simples, não se esqueça de que deverá garantir que vai ter ouvintes e que para isso deverá divulgar o podcast nas redes sociais da sua empresa, sendo que estes se podem potenciar simultaneamente. Aposte também num blog onde poderá publicar a transcrição dos episódios e até mesmo dar ainda mais informação acerca dos temas abordados, já que isto irá permitir aumentar o tráfego do site.

O podcast da sua empresa poderá ainda contar com convidados, que permitem um maior alcance, já que eles irão divulgar os episódios. Pode, ainda, tentar juntar-se a outros podcasts, levando a sua marca mais longe. Quando tiver uma audiência mais estável, pode ainda apostar em patrocinadores que façam sentido à sua marca e ao seu programa, ou pode criar parcerias.

Porquê o podcast?

O marketing de conteúdo pode tomar várias formas. Assim, porquê adotar o formato do podcast? Através deste formato, a sua empresa pode criar conteúdos criativos e relevantes que sejam de interesse para os clientes e potenciais clientes das empresas, enquanto permite, simultaneamente, a divulgação dos produtos e das marcas, o posicionamento das empresas e dos seus colaboradores, e o reforço da credibilidade. Além disso, o podcast permite a valorização do marketing das empresas, podendo resultar no aumento da interação com os consumidores, levar mais tráfego ao site da empresa, aproximar audiências e ‘humanizar’ a empresa junto do seu público-alvo,.

É também através deste formato que tem a oportunidade de criar uma relação de confiança com os seus clientes, já que estes vão poder conhecer quem está por detrás da empresa e ter, por sua vez, a sua voz ouvida, seja através da resposta a questões, seja através da leitura de comentários, o que permite também uma maior familiaridade e um aumento do reconhecimento.

Deixamos alguns exemplos de podcasts bem-sucedidos para poder inspirar-se:

  • Ted Talks Daily, que dá voz a várias ideias de diversas pessoas;
  • How to start a start Up, da aceleradora Y Combinator e da Universidade de Stanford, sobre como criar e gerir uma startup;
  • Feel the Future, criado pela marca Audi, que aborda temas dos dias de hoje e de que forma vão impactar o futuro;
  • Open For Business, criado pelo eBay e pela Gimlet Creative, sobre a criação de um negócio.

Agora coloca-se apenas a questão: do que está à espera? Dê voz à sua marca e chegue mais longe.

Por: Sofia Neves, assessora de imprensa na Media em Movimento

Fontes:

https://www.malicontent.com.br/2021/07/16/podcast-para-empresa-entenda-por-que-investir-neste-formato-pode-impulsionar-seu-negocio/

https://inovacaosebraeminas.com.br/dominio-hospedagem-ftp-entenda-melhor-o-processo-de-criacao-de-sites/

https://www.nucleoformulacerta.com/podcast-seo/

https://feedgurus.com/como-divulgar-seu-podcast/