fbpx

Como comunicar um novo negócio?

novo negócio

Acabou de criar um negócio e quer pô-lo nas bocas do mundo, mas não sabe como? É inegável a importância que a comunicação pode ter para dar a conhecer a novidade ao mundo. No entanto, como é que o pode fazer?

Neste artigo explicamos alguns dos passos a realizar para desenvolver um plano de comunicação, assim como algumas ações que pode fazer para comunicar o seu novo negócio.

1 – Conhecer o contexto

Antes de mais, é preciso conhecer o contexto em que o seu negócio está inserido. Precisa de conhecer a conjetura em que se encontra, considerar fatores políticos, sociais, económicos, legais, tecnológicos e ambientais. Em suma, uma análise PESTLE permite-lhe compreender tudo isto, através de um enquadramento de fatores macroambientais.

É também importante analisar e conhecer o ambiente em que se insere o seu novo negócio: como é o mercado em que está inserido? Quem é a concorrência e de que forma se comporta?

Identificado o contexto em que se insere, deve focar-se no seu negócio e identificar aquilo que tem de melhor e de pior. Assim, com o auxílio de uma análise SWOT, por exemplo, conseguirá identificar as forças e fraquezas do seu negócio, assim como as oportunidades e as ameaças que podem existir. A análise SWOT poderá servir como ponto de partida para o planeamento estratégico da comunicação que irá realizar.

2 – Definir objetivos

Ao desenvolver o seu plano de comunicação do novo negócio, tem de saber especificamente aquilo que quer. Quer aumentar o número de clientes? Quer criar uma relação com eles? Quer ganhar visibilidade?

É necessário definir uma meta (o sítio exato onde quer chegar) e objetivos, que vão guiar a estratégia e as ações que decidir tomar. Os objetivos devem ser SMART:

  • Specific (específicos);
  • Mensurable (mensuráveis)
  • Achievable (alcançáveis)
  • Relevant (relevantes)
  • Time-bound (delimitados no tempo)

Os objetivos vão também servir para perceber se o plano que definiu teve os resultados que esperava.

3 – Definir o público-alvo

Ao definir um plano de comunicação, é necessário saber quem é oseu  público-alvo. Quem quer alcançar? Para quem é o seu novo negócio?

Quando define o público-alvo, além de saber quem ele é, é necessário conhecê-lo. Assim, é relevante saber a sua idade, a sua ocupação, os seus rendimentos, os seus interesses, os seus hobbies. Desta forma, conseguirá uma muito comunicação muito mais eficaz.

4 – Definir a mensagem

Depois de conhecer bem o público-alvo será mais fácil a definição da mensagem, daquilo que tem a dizer ao seu público. Para que a mensagem seja entregue de forma eficaz, é também é necessário definir o tom certo e os canais mais adequados.

5 – Definir a estratégia

A estratégia de comunicação é o caminho pelo qual a empresa vai divulgar o seu novo negócio, servindo como “guia” ao longo de todo o plano, para que este seja comunicado de forma eficaz.

6 – Definir as ações

Para cumprir os objetivos que definimos, e seguindo sempre a estratégia definida, deve definir várias ações que o vão ajudar a alcançar a meta definida. Apesar de haver muitas opções, deixamos algumas das ações que podem ser realizadas:

Quando cria um negócio, uma das ações a tomar é criar presença nas redes sociais que fizerem sentido.

As redes sociais podem ser uma ótima forma de divulgação de produto. Com a possibilidade de alcançar grandes audiências, as redes sociais permitem também alcançar segmentos de públicos diferentes.

Além disso, consoante a rede social, o público pode ser alcançado de forma orgânica ou através de publicidade paga. O Facebook, por exemplo, permite criar campanhas que podem mostrar o seu novo negócio a segmentos que façam sentido.

Um novo negócio pode ser comunicado também através da assessoria de imprensa. São várias as ações possíveis para dar a conhecer o seu novo negócio e a sua vantagem competitiva aos jornalistas. Através da assessoria de imprensa, pode também construir e manter uma reputação. O jornalismo é visto como uma fonte fiável e pode ser, por isso, uma mais-valia para dar a conhecer o seu novo negócio.

De forma a dar a conhecer o seu novo negócio, pode organizar eventos, tanto para os seus clientes como para figuras públicas. Através de um evento, poderá dar a conhecer os seus produtos, mas não só. Poderá criar uma relação mais próxima com os seus clientes, assim como aumentar o seu alcance, e, nalguns casos, aumentar a possibilidade de cobertura mediática.

Pode associar-se a influenciadores para que eles façam publicações relativas ao seu novo negócio. Neste caso, os influenciadores funcionam quase como um canal para alcançar o seu público, e poderão divulgar os seus produtos.

7 – Calendarizar

Depois de definidos todos os pontos anteriormente referidos, é necessário calendarizá-los. Para uma comunicação eficaz, é necessário definir o que vai fazer mas também quando o vai fazer.

8 – Avaliar

Finalmente, é necessário medir os resultados. A avaliação permite compreender se alcançou os objetivos definidos, assim como as coisas que correram melhor ou pior, que poderão servir como referência para planos que defina a seguir.

Sofia Neves, press officer na Media em Movimento

Fontes: https://www.iebschool.com/pt-br/blog/social-media/como-elaborar-um-plano-de-comunicacao-em-9-passos/