fbpx

Nove erros a evitar numa entrevista com os media

entrevista com os media media interview

Falar com um jornalista pode causar várias emoções quando não estamos preparados. De repente, a sua empresa apresenta um produto inovador e um grande jornalista pede-lhe uma entrevista. Enquanto responsável máximo(a) do negócio não vai querer, obviamente, pôr o pé na argola, sob pena de manchar a reputação da sua empresa.

O treino de media é uma ferramenta muitas vezes necessária para garantir que as entrevistas com os media decorrem sobre rodas, principalmente para limar alguns pequenos erros que podem deitar tudo a perder.

A primeira coisa que devemos interiorizar é que o jornalista não faz mal a ninguém, por isso não devemos ter medo dele, pois é este medo que, muitas vezes, vai fazer com que a entrevista não corra como desejamos.

Nesse sentido, elencámos os nove principais erros que deve evitar numa entrevista com os media, para garantir que o resultado é o melhor possível:

1. Não preparar a entrevista

Este é o chamado erro de principiante, mas acontece muitas mais vezes do que seria desejável o entrevistado não se preparar para a entrevista que vai ter, não saber quais os temas que vão ser abordados, quem é o jornalista e para que meio trabalha. Há, por isso, todo um trabalho de casa a fazer, para o qual os assessores de imprensa têm um papel fundamental: fazer o briefing. Isto é, passar ao entrevistado o tema da entrevista, os dados sobre o jornalista e o meio, as principais ideias chave e números que podem ser de interesse relevar. Não se esqueça de estudar bem o jornalista que o vai entrevistar, pois ele certamente fará o mesmo.

2. Não olhar nos olhos

Evitar o contacto direto com o jornalista pode dar a entender que está a esconder algum tipo de informação ou que está a fugir à questão e pode levar o jornalista a duvidar do seu carácter. Seja assertivo e encare o jornalista, sem medos.

3. Não responder ao que lhe é perguntado

Fugir à pergunta nunca é a melhor forma de evitar um tema potencialmente sensível. É mais seguro dizer que não comenta ou que não divulgam determinada informação, do que responder a uma questão não respondendo ao que se pretende. Isto só irá irritar o jornalista e poderá, possivelmente, influenciar o resultado final de forma negativa.

4. Enganar-se no nome do jornalista

Um erro que, muitas vezes, decorre da falta de preparação da entrevista é enganar-se no nome do seu entrevistador. Mais uma vez, fazer o trabalho de casa é essencial.

5. Falar demais

Da mesma forma que fugir às questões pode ter um impacto negativo no decorrer da entrevista, falar demasiado pode também não favorecer o entrevistado. Foque-se na pergunta que lhe foi feita e responda de forma assertiva e objetiva.

6. Usar linguagem pouco clara

O uso de grandes chavões, linguagem demasiado técnica e pouco clara também não favorece o entrevistado, pois dá a ideia de que está a tentar passar-se por especialista na mesma medida em que tenta esconder algo que não sabe explicar. Faça-se entender e se tiver de utilizar grandes chavões ou estrangeirismos não se esqueça de depois os clarificar.

7. Tiques corporais que demonstram nervosismo

Abanar a perna, bater com a caneta, esfregar as mãos repetidamente nas pernas ou qualquer outro tique nervoso são maus indicadores para o jornalista. Demonstram que está nervoso e que poderá não estar seguro da informação que está a transmitir. Mais uma vez, a preparação ajudará a conseguir manter a calma durante a entrevista. Lembre-se: é só uma conversa.

8. Olhar diretamente para a câmara

No caso de estar a ser entrevistado para um programa ou reportagem de televisão, é muito comum o entrevistado achar que deve olhar diretamente para a câmara. Contudo, deve focar-se sempre no jornalista e olhar apenas para ele. Ignore a câmara, pois não é com ela que está a falar.

9. Atacar a concorrência

Falar mal ou criticar a concorrência pode não ficar bem numa entrevista, pois arrisca-se também a sofrer do mesmo mal da parte dos seus concorrentes. Foque-se no seu negócio e no que lhe é perguntado e evite ataques a terceiros.

Estes são alguns dos erros mais comuns e que deve evitar para uma entrevista bem-sucedida. Para o ajudar a preparar-se melhor, deixamos também alguns conselhos:

  • Estude o jornalista;
  • Escreva um guião com possíveis perguntas e as respostas que quer dar e treine-as;
  • Apresente-se e quebre o gelo com uma conversa amigável com o jornalista;
  • Mantenha uma postura assertiva, mas descontraída. Evite cruzar os braços para não parecer que está na defensiva;
  • Tire notas para não se esquecer da mensagem que quer passar;
  • Responda ao que lhe é perguntado, sem rodeios.

Se, ainda assim, não se sente preparado para falar com um jornalista, o treino de media pode ser importante para pôr de lado todos os medos.

Estamos aqui para ajudar. Fale connosco!

Rita Justo, coordenadora da Media em Movimento

Fontes:

Seis conselhos para vencer o medo de falar com jornalistas

O segredo do media training

Sete fatores que podem prejudicar uma entrevista jornalística