fbpx

O segredo do Media Training

media training

Uma simples entrevista tem o poder de catapultar ou quebrar uma empresa e é preciso estar preparado para qualquer tipo de contacto com os jornalistas, pois são estes que passam a mensagem para a esfera pública.

Há, também, diferentes formatos de entrevista e não é aconselhável descurar qualquer um. Vão desde conversas descontraídas com jornalistas, a respostas escritas, passando por entrevistas em rádio e televisão e, mais recentemente, conversas online por vídeo conferência.

Todos estes formatos têm características diferentes, mas há sempre um denominador comum: Não há off the record, isto é, passar informação que não deve ser publicada.

E porquê? A resposta é simples, por mais que tenha uma boa relação com o jornalista, o mesmo pode, involuntariamente, passar a mensagem a outra colega que, sem estar ao corrente de que esse conteúdo foi passado em “off”, pode fazer um artigo sobre o assunto em questão. São relações que convém serem geridas “com pinças”, preferencialmente por equipas especializadas em assessoria mediática.

Passagem de informação

Lembre-se: a mensagem que quer transmitir, tem de ser passada ao jornalista. Se você não a transmitir, não estará no artigo. Aplica-se o mesmo à premissa de que o que não pode ser publicado, não deve ser dito.

É igualmente relevante destacar os pontos fundamentais e chamar a atenção do jornalista para os mesmos. Contudo, importa também evitar comentar sobre declarações de outrem, pois podem gerar suscetibilidades desnecessárias, assim como será necessário igual cuidado ao especular sobre o que ainda vai ser feito e pode não acontecer.

Resumindo, considere sempre o interesse público, pois quem está a dar a entrevista é a fonte do jornalista.

Postura

Para além da forma como responde às questões que lhe são colocadas, existe um outro fator que pode influenciar como é avaliado pelo jornalista durante uma entrevista: a sua linguagem corporal. Parecendo que não, o corpo também fala.

Neste sentido, é importante evitar gestos que conotem nervosismo e/ou inibição como o cruzamento de braços ou desculpar-se por não se sentir preparado.

Relativamente à conversa, propriamente dita, o nosso conselho é que fale com um tom de voz firme, credível e simpático e evite estar com a cabeça ou olhos baixos.

Sobretudo, é essencial demonstrar sempre uma posição de abertura.

Relacionamento com o jornalista

Além do off the record, anteriormente referido, importa enaltecer que o relacionamento com o jornalista é muito importante. Assim sendo, não olhe para o entrevistador como um amigo, mas também não como um adversário, pois, o objetivo do jornalista é sempre fazer uma boa reportagem e ver a sua capacidade e profissionalismo reconhecidos.

Neste sentido, não interrompa o jornalista e espere que ele faça as perguntas até ao fim, respondendo diretamente para o entrevistador e não para a câmara (caso a peça seja gravada).

Transmita cordialidade e objetividade nas respostas dadas, mas, e acima de tudo, respeito pelo jornalista.

Importância do Media Training

Não descure a importância do media training, pois se estiver preparado para a conversa que irá ter, com total foco nestes e noutros pormenores que fazem a diferença, certamente aproveitará, da melhor maneira, a oportunidade de falar para milhares de pessoas.

Sim! Efetivamente, estará apenas a conversar com uma pessoa, mas será ouvido por muitas mais e essa é a força de uma boa entrevista.

Potencialize as suas oportunidades de comunicação connosco.

Por João Carreira, press officer na Media em Movimento