fbpx

Os influenciadores como parte da estratégia de comunicação

influenciadores

Está a considerar colaborar com um influenciador na sua próxima estratégia, mas não sabe por onde começar? Conheça os quatro tipos de influenciadores e qual deles é o mais indicado para a sua estratégia de comunicação.

As redes sociais mudaram a forma como as marcas comunicam os produtos e serviços. Parte dessa transformação deve-se ao facto de os influenciadores/criadores de conteúdo, através da sua criatividade e do poder de influência que têm sob a audiência, serem fortes mediadores entre marcas, produtos ou serviços e público.

Contrariamente ao que se possa pensar, o papel do influenciador na estratégia de marketing não passa pelas vendas diretas, mas sim pela construção de um posicionamento a longo prazo. Ou seja, a ideia é estabelecer uma colaboração que aumente a notoriedade da marca e associar o produto a um público. Portanto, quanto mais estreita for a relação entre a marca e o influenciador, em termos de duração e presença, maior irá ser a naturalidade da parceria. Estes resultados irão refletir-se no impacto da colaboração comercial, beneficiando ambas as partes.

O que ter em consideração antes de fazer uma parceria?

A credibilidade: o influenciador iria consumir a sua marca caso não fosse pago para fazê-lo?

O Match: o seu negócio e o influencer escolhido devem ser coincidentes no que diz respeito aos valores, ao propósito, à comunicação, ao público, à autenticidade, à paixão e  ao knowledge

As formas de comunicação: Ações como o storytelling, o storydoing, o product placement ou as reviews realizadas num tempo consideravelmente longo têm mais impacto que menções únicas e singulares. Com uma audiência cada vez mais informada e crítica, muito facilmente os seguidores apercebem-se de que a parceria é meramente comercial.

O objetivo do match: Deve ter expectativas e objetivos claros em relação à parceria. Seja para o aumento de vendas, acréscimo de tráfego no site, crescimento nas redes sociais ou divulgação de um novo produto, deixe o objetivo bem claro desde início.

Plataforma: Avaliar a plataforma em que o público da marca se encontra e onde o influenciador tem maior relevância.

Liberdade criativa: O criador de conteúdo deve participar no processo criativo da comunicação. Por outro lado, a marca deve ter em consideração as características do público do influenciador, a forma como o criador de conteúdo comunica para que haja coerência e credibilidade na colaboração.

Mas, afinal, quantos tipos de influenciadores existem e com qual deve colaborar?

Se as redes sociais revolucionaram a forma comunicar e de vender também, uns dos principais atores nesta transformação digital foram definitivamente os influenciadores. No entanto, esta “nova profissão” ainda levanta algumas questões. A verdade é que ainda há muito desconhecimento face à eficácia, medição de resultados, metodologia de trabalho ou até acordos entre marcas e influenciadores. Certamente ficará surpreendido ao saber que existe mais de que um tipo de influenciador, e todos com as suas especificidades.

1.    Nano Influenciadores (mil – 10 mil seguidores)

Começamos com os criadores de conteúdo com menor número de seguidores, os nano influenciadores. Mas não se deixe enganar pois a taxa de interação é elevadíssima. Estes influenciadores produzem conteúdos acerca de um tema específico, lideram comunidades fortes e são capazes de transmitir as suas mensagens com uma maior naturalidade e eficácia.

Ao incluir este grupo de criadores de conteúdo na sua estratégia de comunicação, repense numa estratégia que reúna um grupo de vários influenciadores, a fim de obter um alcance maior de audiência. Na possibilidade de não terem experiência em publicidade, deve investir em orientações e acompanhamento para que o conteúdo seja bem direcionado.

Os nano influenciadores são indicados para empresas que trabalham em mercados de nicho, com negócios muito específicos, voltados para um público bastante segmentado.

2. Micro Influenciadores (10 mil – 100 mil seguidores)

À semelhança dos nano influenciadores, os micro têm uma audiência interessada nos seus conteúdos. Porém, em termos de número de seguidores, têm um maior número. Por terem uma certa visibilidade, os micro influenciadores procuram monetizar o seu trabalho, pelo que costuma estar associado um custo da contratação.

Os micro influenciadores, à semelhança do que acontece com os nano influenciadores, são indicados para marcas que procuram um maior engagement junto do seu público-alvo, além da conversão de potenciais consumidores.

Segundo o Expercity, este tipo de criador de conteúdo apresenta uma conversão 22,2 vezes maior em relação aos influenciadores macros. Costumam abordar alguns temas específicos, mas que interessam a uma quantidade grande de pessoas, como beleza, gastronomia, lifestyle, viagens, humor, saúde, etc.

Os temas abordados têm sinergia entre si, o que atrai um público diverso, mas com interesses em comum.

3. Os macro influenciadores (100 mil – 1 milhão seguidores)

Os macro influenciadores têm centenas de milhares de seguidores. São indicados para a estratégia de comunicação quando o objetivo é fazer uma divulgação massiva, que atinja muitas pessoas de uma só vez. O conteúdo produzido por estes influenciadores tem um forte potencial de ampliar a exposição de uma marca, aumentar a repercussão, gerar buzz, etc..

4.    OS mega influenciadores (1 milhão de seguidores ou mais)

Os mega influenciadores correspondem a celebridades, ultrapassando o milhão de seguidores.

Ao mesmo tempo que passam as informações para uma enorme quantidade de pessoas, o engagement tende a ser menor, enquanto os valores de contratação são bem mais altos.

Muitas destas pessoas já eram famosas antes de entrarem nas redes, já que falamos por exemplo de artistas de televisão, de jornalistas, de jogadores de futebol etc., enquanto outros estão há muito tempo a produzir conteúdo e a ganharem fama ao longo dos anos.

Com uma audiência altíssima e extremamente diversa, o relacionamento deles com o público é mais distante.

Estes influenciadores são indicados quando a mensagem-chave é “divulgação em massa”. Os produtos ou os serviços novos, que estão em fase de introdução no mercado e precisam de ficar conhecidos por um grande número de pessoas, encaixam-se bem neste tipo de perfil.

Os mega influenciadores também são interessantes para divulgar grandes eventos, promoções e produtos de fácil acesso que estão disponíveis para compra em muitos pontos de venda ou que entregam em vários lugares, seja de Portugal, seja do mundo (no caso do e-commerce).

Com o crescimento das redes sociais e a consequente mudança na forma de comunicação das marcas, os influenciadores ganharam um papel na estratégia das empresas. Se é um destes casos, já sabe o que ter em consideração para que a parceria corra da melhor forma possível. Do que está à espera para experimentar os nossos serviços de gestão de influenciadores?

Por Carmen Alcobio, especialista em Marketing Digital na Media em Movimento

Fontes:

5 Tipos de Influenciadores Digitais: Qual Deles é o Mais Indicado (tramaweb.com.br)

Nanoinfluencer: conheça o perfil deste tipo de influenciador (rockcontent.com)

Afinal, quanto custa contratar um influenciador? Saiba agora! (rockcontent.com)

Como usar microinfluenciadores em sua estratégia de marketing (rockcontent.com)