fbpx

E-commerce e vendas através de redes sociais

E-commerce and online sales via social media

As redes sociais não são o futuro, são o presente e os negócios que utilizam estas ferramentas a seu favor vendem mais. E é por isso que estas ferramentas são essenciais na estratégia da sua marca. Com o investimento e a ação certa pode aumentar as vendas, reforçar a visibilidade e ainda estar próximo do seu cliente.  

Porquê vender através das redes sociais? 

Face aos últimos eventos que ocorreram em 2020, é urgente repensar numa estratégia de venda online. E sendo assim, qual seria o melhor meio para criar uma relação entre a sua marca e o seu público? As redes sociais. Plataformas cujo propósito é primordialmente esse: estabelecer relações

Fruto da pandemia, tendencialmente, cada vez mais consumidores preferem usar o e-commerce a comprar na loja física. Para alguns talvez não seja sequer uma questão de preferência, mas a única (e mais conveniente) maneira de continuar a comprar.  

Neste sentido, o comércio online significa para as empresas a possibilidade de continuarem a conectar-se com os clientes e de garantir a sustentabilidade financeira das mesmas. Entre outras vantagens, constam a economia no arredamento de espaço (loja física) e uma melhor perceção qualitativa e quantitativa do comportamento do consumidor. 

E-commerce nas redes sociais 

Certamente, já esteve diante de opções de compra no Instagram, Facebook, Twitter e no YouTube. Estima-se que, em média, 63,2% dos portugueses publique, pelo menos, uma vez por dia. E em seguimento deste dado, “40% dos jovens gaste mais de duas horas por dia nas redes sociais“. Ou seja, a probabilidade de sermos impactados ou influenciados por um produto nas redes sociais é alta.  

Sendo assim, é de extrema importância que quem tenha um negócio compreenda a relevância de aproveitar as redes sociais para converter. É preciso usar a incorporação das redes sociais nas plataformas de e-commerce para converter os seguidores em clientes, e os gostos em vendas. 

Influência no e-commerce 

As vendas diretas através de algumas redes sociais representam uma forte presença e estratégia de marketing no digital. Além de ferramentas de back-end que permitiam aos clientes a partilha de produtos e compras recentes com amigos e seguidores, à distância de um clique. 

É crescente o número de pessoas que compram online a cada ano. Face aos novos modelos de consumo e venda, fomentados pela pandemia, é seguro dizer que o setor de comércio online está a crescer exponencialmente. 

As redes sociais já impactaram as perceções dos consumidores. Afetaram diretamente o comércio online e a maneira como consumimos e compramos. Foi graças às redes sociais e a outras ferramentas de marketing, promoção e até venda, que foi permitido às empresas identificar clientes, interagir com eles, criar confiança, obter oportunidades de vendas e fornecer apoio rapidamente. 

E-commerce e vendas através de redes sociais na prática? 

Para transformar seguidores em clientes que compram o seu produto é importante ter as redes sociais integradas com a sua loja online. Em primeiro lugar, para que a sua empresa seja eficaz na escolha das redes sociais deve perceber como funciona cada plataforma. Esta lição será essencial para produzir o conteúdo certo para o público certo.  

Facebook 

Apesar de constantes atualizações, o Facebook é uma das redes mais usadas no mundo. Existem maneiras de potenciar seu uso, como por exemplo o Facebook Ads. Desta forma, é possível intensificar os seus anúncios, o que é ideal para publicitar produtos e campanhas.  

Converse com o seu público através de conteúdos escritos que descrevam uma mais-valia do seu produto. Já que, na rede social em questão, o texto antecede a imagem. 

Instagram 

Por ser uma rede social mais dinâmica, o conceito desta rede social permite que o seu público tenha acesso quase de forma instantânea ao seu conteúdo.  

Ao contrário do Facebook, no Instagram é a imagem que vem antes do texto. Por isso, é importante ter em conta a sensação que tenciona transmitir ao seu potencial cliente. Aqui, o público é conquistado pelo que vê, antes de ser conquistado pelo que lê. Até porque “uma imagem vale mais do que mil caracteres”, não é verdade? 

Apesar das diferenças, o Instagram também oferece a opção dos anúncios pagos. Este tipo de ação faz com que a publicação apareça para um maior número de pessoas do que uma publicação orgânica.  

Youtube 

No Youtube, existem conteúdos para tudo e todos. É a rede social ideal para as empresas que ambicionam ter autoridade no mercado. Pelo facto de os vídeos serem de consumo fácil, e por ser um dos maiores motores de pesquisa, esta rede tem mais de 1 bilião de utilizadores. Uma outra forma de publicitar o seu negócio nesta plataforma é a colaboração com criadores de conteúdo. Esta prática permitir-lhe-á alcançar o seu público através de uma autoridade que se alinhe com os valores e propósitos da sua marca.  

A colaboração entre marcas e criadores de conteúdo acaba por ser mais uma forma de comunicar a marca através de storytelling, criando deste modo, uma relação entre o consumidor e a marca. 

Afinal, como vender pelas redes sociais? 

As redes sociais permitem que as empresas explorem suas plataformas em troca de visibilidade, audiência e interação. Todas oferecem o segmento de business para facilitar as ações das empresas. Tendo isso em conta, existem quatro pontos importantes que deve ter em conta ao vender nas redes sociais. 

  1. Crie uma estratégia voltada para seu cliente ideal 

O primeiro passo aqui é adequar o seu negócio às características da rede social pretendida. De seguida, deve adequar-se ao seu público. Lembre-se de que o seu conteúdo deve ter um equilíbrio entre produto e conteúdo relevante para o seu público. Mais importante do que mostrar ao consumidor o que ele deve comprar, é mostrar-lhe o porquê de ter de comprar no seu negócio. 

  1. As estatísticas não mentem  

É importante que haja consistência e coerência na sua estratégia digital.  O conteúdo certo tem o poder de conversar com o seu público de forma bastante mais eficiente e orgânica. Ao planear campanhas pagas nas redes sociais, aposte em conteúdo que vá ao encontro de posts com maior interação e alcance. Para tal, é essencial avaliar o desempenho da sua marca no digital. As estatísticas não mentem, e aliás, podem ser a resposta de muitas das suas dúvidas! 

  1. Conheça o seu público 

A maior vantagem do meio digital é a maior perceção de quem realmente está a comprar o seu produto, e porque não (de forma consentida) usar isso a seu favor? Consoante os dados que lhe são facultados, quer através de uma landing page quer pelas próprias redes sociais, é possível criar e ter bases de dados mais segmentadas para comunicar melhor com o seu público. 

  1. Disponha de todas as informações 

No ritmo frenético dos dias que correm, poupar tempo e facilitar a experiência do consumidor é fundamental para aumentar o fluxo de vendas. Nas redes sociais, ao vender um produto num post, certifique-se de que o preço do artigo em causa encontra-se descrito (e se possível já redirecionado para o ato da compra). Tenha em conta se as informações necessárias estão disponíveis e faça com que seja percetível ao cliente como o mesmo pode entrar em contacto consigo. Procure responder a perguntas como “quais são as suas políticas pós-venda?”, ou “em caso da venda de um artigo, ou contacto, qual será o tempo que o cliente deve aguardar?”. Ao vender online é importante redobrar os cuidados e assegurar a credibilidade do seu modelo de negócio.  

  1. Vender com originalidade e autenticidade 

As redes sociais exigem que as campanhas sejam envolventes e originais. Lembre-se de que não é certamente o único no mercado, portanto, se o seu potencial cliente perceber que sua empresa pode só estar a reproduzir o modelo de vendas de outras marcas, pode ser difícil de construir credibilidade e conquistar sua confiança. Aproveite a oportunidade para frisar o ADN da sua marca, bem como os propósitos e os valores.  

Atualmente, as redes sociais fazem parte do dia-a-dia da maior parte das pessoas. São uma peça chave na decisão final do consumidor. Através de um clique é possível comparar preços entre negócios, ver opiniões de produtos ou serviços, ter acesso a um artigo que se encontra noutra parte do mundo, ou até entrar em contacto com a marca de forma mais fácil e acessível. Como vê, pensar na forma como vendemos online, nomeadamente nas redes sociais, é um exercício necessário para manter a sua empresa viva na memória do público. E quanto mais facilitado, interativo e acessível for o caminho entre a sua loja e o cliente, melhor. 

Carmen Alcobio, Digital Marketeer na Media em Movimento 

Fontes: