fbpx

Como planear a comunicação da sua empresa em 2021

planear a comunicação

A comunicação é crucial para o desenvolvimento da sua empresa. Tal como num carro, uma empresa não depende apenas da comunicação para andar mas, sim, de um conjunto de peças que a fazem funcionar. A comunicação torna-se, assim, a componente decisiva quando se trata de assuntos como a motivação dos colaboradores ou a reputação da empresa.

A comunicação organizacional divide-se em duas: externa e interna. Ambas envolvem sempre os stakeholders da empresa, sendo que a comunicação externa se direciona sobretudo para os clientes e a comunicação interna para o público interno (colaboradores, parceiros e fornecedores). Em ambos os casos, é importante planear a comunicação para melhor organizar a agenda da empresa, gerir o budget para cada um dos departamentos, garantir uma imagem cuidada e perceber quais os tópicos a abordar futuramente.

O primeiro passo para o planeamento de comunicação da sua empresa é fazer um balanço do posicionamento atual, isto é, como são vistos no mercado. Este passo é muito importante para que possamos avançar para o segundo – posicionamento pretendido. Não tem necessariamente de se alterar este aspeto da empresa mas, tendo em conta que queremos evoluir, há ajustes que devem ser feitos.

De seguida, deve listar os objetivos que pretende atingir, sejam eles:

– Aumentar as vendas;

– Melhorar a imagem da empresa;

– Envolver mais as equipas nas suas atividades;

– Ganhar mais parceiros, entre outros.

Uma forma de avaliar esses objetivos é através dos objetivos SMART. Desta forma, vai criar objetivos que sejam específicos (Specific), mensuráveis (Measurable), atingíveis (Achievable), realistas (Realistic) e feitos a tempo (Timely).

A quem queremos chegar?

Clarificados os passos anteriores, passemos para um tema específico que queira trabalhar na sua empresa. O quarto passo passa por definir o target, ou seja, o público-alvo que quer atingir. Só a seguir pode escolher a mensagem que quer transmitir – quinto passo – pois temos sempre de saber para quem comunicamos. O conteúdo da mensagem deve ser claro, objetivo e de fácil compreensão.

O sexto passo trata-se das ações que vai pôr em prática para atingir determinado objetivo. É neste momento que se define em concreto o que vai ser feito. Os próximos dois passos podem ser feitos em simultâneo: o onde e o quando. É importante escolher o melhor canal para transmitir uma mensagem a um público, bem como a melhor altura e duração.

Finalmente, tudo tem um custo, quanto mais não seja o tempo que se dispende. Assim, faça uma estimativa do orçamento que está a pensar gastar numa ação. Por último, mas não menos importante, sugerimos que avalie o que foi feito, de forma quantitativa e/ ou qualitativa. Deste modo, consegue mais fácil e rapidamente perceber o que é (ou não) eficaz na sua empresa.

Dissecámos um planeamento de comunicação para que lhe seja mais fácil organizar a comunicação da sua empresa para o ano de 2021. Planear é fundamental, mas nunca se esqueça que qualquer plano para o futuro tem de ser flexível, sobretudo nos tempos que correm.

Quer planear melhor a comunicação da sua empresa em 2021? Registe-se e enviaremos uma grelha que o ajudará a delinear melhor as suas ações:

Integração
Captcha obrigatório

Obrigado pelo seu registo! Receberá este documento em breve!

Marta Leite, content curator na Media em Movimento

Fontes:

https://cortex-intelligence.com/blog/comunicacao/7-dicas-para-voce-criar-um-plano-de-comunicacao-eficaz/

Brandão, Nuno Goulart; et al. (2013), Desafios da globalização: marketing e comunicação, Lisboa: Escolar Editora, pp. 250-252.

Cornelissen, Joep (2004), Corporate communication: a guide to theory and practice, London: SAGE Publications Ltd, pp. 123-124.