fbpx

O consumidor: a peça fundamental do puzzle

Conhecer bem o consumidor e o seu comportamento é um fator determinante na estratégia de comunicação de qualquer empresa.

A constante evolução tecnológica, acompanhada por um mercado cada vez mais competitivo, faz com que seja primordial saber o que pode influenciar o comportamento do consumidor e, consoante esses fatores, antecipar as suas atitudes e hábitos.

Saber como o cliente pensa, age e, acima de tudo, o que o motiva permite uma melhor gestão na hora da tomada de decisão. Atrair e reter os consumidores é um dos principais objetivos e, por isso, as empresas devem manter o foco neste elemento.

Então, quais são os fatores que influenciam o comportamento do meu consumidor?

O estudo sobre o comportamento do consumidor é realizado em múltiplas áreas, como a sociologia, psicologia, economia e antropologia social. É um estudo que determina qual a perceção que as pessoas têm sobre uma marca ou empresa, e tudo o que permite a relação entre as duas partes.

Somos diariamente influenciados por anúncios, pela opinião da família e amigos, e até as redes sociais ganham força nesta área – e não nos podemos esquecer que também nós somos consumidores. O objetivo do estudo do comportamento do consumidor prende-se em percecionar como, quando, onde e o porquê de determinada escolha, seja esta realizada no momento da compra de um produto e/ou serviço ou não.

Os principais fatores são então:

  • Fatores culturais – como os ideais e valores construídos na infância, os grupos étnicos, a religião e a classe social da qual o consumidor faz parte;
  • Fatores sociais – a família, os grupos de referência (profissional e/ou amigos) e os influenciadores digitais;
  • Fatores pessoais – a idade e fase de vida, o tipo de cargo profissional, a situação financeira, a personalidade e estilo de vida, e o próprio “histórico” de vida do consumidor;
  • Fatores psicológicos – a motivação do consumidor, a sua perceção e aprendizagem e as suas crenças e atitudes.

Todos os fatores acima referidos afetam direta ou indiretamente o comportamento do consumidor e, apesar de muitas vezes não serem controláveis, as empresas devem ser capazes de os direcionar com base no entendimento profundo do comportamento do consumidor.

A forma como comunica o seu negócio será mais assertiva e soará melhor para aqueles que o ouvem. Afinal de contas, o objetivo principal é fazer com que a sua empresa ganhe visibilidade junto daquela que é a peça fundamental do puzzle: o consumidor.

Andrea Monteiro, Digital Marketeer na Media em Movimento

Fontes:

https://mindminers.com/blog/fatores-que-influenciam-comportamento-do-consumidor/https://klickpages.com.br/blog/comportamento-do-consumidor-o-que-e/

https://klickpages.com.br/blog/comportamento-do-consumidor-o-que-e/