fbpx

Seis erros que não deve fazer ao utilizar SEO

Seis erros que não deve fazer ao utilizar SEO

Olá, caro leitor, como tem passado? Espero que esteja bem. Se estiver a ler este texto, significa que gostou do que foi falado no artigo anterior e gostaria de saber um pouco mais sobre SEO. Caso ainda tenha alguma dúvida, que tal reler o texto que publicámos há uns dias?

Neste novo artigo, iremos apresentar alguns erros que não deve cometer para não impactar negativamente o SEO do seu website, afinal, todos queremos que a nossa página seja um sucesso para os motores de busca. Vamos lá…

1. Site não amigável

Quando entramos num site, reparamos logo no design do mesmo e na forma como podemos navegar nele. Se algo não está a funcionar bem, ou se não está bem-apresentado, o nosso radar de desconfiança é logo ativado e não voltamos ao mesmo site e, consequentemente, não o aconselhamos a ninguém.

2. Meta título não definido

O mega título, ou title tag, do seu site deverá explicar de forma clara e direta o conteúdo da sua página. É preciso utilizar uma palavra-chave que seja coerente e que faça uma menção ao contexto do seu website.

3. Excesso de palavras-chave

Está é uma prática muito conhecida e antiga do SEO e refere-se à utilização de palavras-chave várias vezes num texto na tentativa de manipular a classificação do site em um resultado de pesquisa do Google Antigamente esta era uma técnica que funcionava e era bastante indicada, até mesmo pelo Google, porém, o excesso destas keywords faz com que o texto se torne artificial, o que acaba por fazer com que a experiência do utilizador fique prejudicada.

O Google e outros motores de busca não encaram as palavras-chave como pedaços de destaques do texto, o que é considerado é o seu contexto.

4. Usabilidade

A dica de ouro que sempre ouvimos quando estamos a desenvolver um site é: “O usuário precisa de entender como funciona o site e como nele navegar sem problemas”. Contudo, algumas empresas não pensam nisso e a primeira coisa em que pensam é em deixar o site mais bonito em vez de útil para quem nele navega. Cuidado, pois a fraca experiência do utilizador (também conhecida como user experience ou UX) pode conduzir a menos visitas ao seu site, logo, um posicionamento inferior nos motores de pesquisa.

 5. Black Hat

Antes de mais,o termo “Black Hat” refere-se a um conjunto de técnicas cujo objetivo é manipular as principais variáveis com o intuito de enganar os motores de busca e, com isso, oferecer um conteúdo diferente do proposto. Caso seu site esteja a utilizar esta técnica, cuidado! As páginas que estão a utilizar esta técnica acabam por ser banidas dos motores de busca. Aqui ficam algumas dicas:

  • Não utilizar links ocultos ou texto;
  • Evitar a criação de várias páginas com o mesmo conteúdo, ou seja, conteúdo repetido;
  • Não camuflar o conteúdo da página (cloaking);
  • Não fazer redireccionamento não autorizado.

 6. Primeiro lugar não é sinónimo de sucesso

qui temos uma dica polémica. Calma, não estamos a dizer que não deve preocupar-se com o ranking da sua página. Afinal, este é o objetivo de toda otimização e que nos leva a ter mais acessos.Então por que razão não deve preocupar-se com a posição no ranking?

A resposta simples: as páginas que se encontram em primeiro lugar, muitas das vezes, acabam a perder cliques por causa da concorrência que se encontra acima dela. Sim, estamos a falar dos anúncios, featured snippiets ouquestion boxes, que atraem a atenção do utilizador e por isso acabam por ‘roubar’ os cliques dos links que ficariam em primeiro lugar.

Por isso, a nossa sugestão é sempre ter em conta o conteúdo para o melhor posicionamento possível.

O que estamos a tentar mostrar-lhe é que o uso do SEO não é algo impossível ou sem sentido. Existem várias estratégias, que, no longo prazo, levam em consideração os fatores relevantes de uma página e ajudam a que esta seja encontrada.

Estes dois artigos servem para introduzi-lo a uma das técnicas mais utilizadas no marketing digital, esperamos que tenha sido útil. Caso ainda esteja com dúvidas, entre em contacto connosco.

Por hoje é só, pessoal! 😊

Pedro Montijo, digital marketeer da Media em Movimento

Fontes:

Administradores.com

Rock Content

Resultados Digitais

Agência Mestre