fbpx

AFID galardoa investigação na área da Inclusão Social

AFID galardoa investigação na área da Inclusão Social

Dia 14 de dezembro foi entregue o I Prémio de Investigação Científica Drª Maria Lutegarda, da AFID Diferença, a trabalhos de investigação científica no valor de 8.000€.

O primeiro Prémio de Investigação Científica Drª. Maria Lutegarda foi atribuído ao projeto “A Qualidade de Vida de Crianças e Jovens com Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental: Contributo para Educação Inclusiva” por Maria Cristina Marques Ferreira Simões.

As duas menções honrosas foram atribuídas a Lúcia Maria Neto Canha, com o trabalho “Transição para a Vida Adulta no Contexto da Deficiência, Estudo das variáveis pessoais e sociais associadas a um processo de sucesso e desenvolvimento de um modelo de intervenção inclusivo” e Ana Sofia Pedrosa Gomes dos Santos com o trabalho “A investigação-Ação no campo da Dificuldade Intelectual e Desenvolvimental”.

No mote deste prémio está sobretudo o combate à discriminação com base na deficiência e a promoção da igualdade de oportunidades através da inclusão social, autonomia e participação de pessoas com deficiência na sociedade, à medida das causas defendidas por Maria Lutegarda, em vida, na qualidade de diretora da Ação Social da Fundação AFID Diferença.