fbpx

Landing pages: o que são e como criar uma página relevante e eficaz?

landing pages

Landing pages são uma forma de comunicação muito utilizada em marketing digital e têm vindo a assumir grande destaque na maioria das estratégias digitais. De pouco vale um bom posicionamento orgânico ou anúncios bem otimizados se o utilizador acabar por ser direcionado para uma landing page mal estruturada.

A verdade é que estas landing pages, ou páginas de destino, poderão ditar se o utilizador continua no website da sua marca ou o abandona no segundo a seguir. Imaginemos o seguinte cenário: você consegue atrair milhares de visitas para o seu blog ou website, porém, não consegue levá-las para o próximo passo que seria o preenchimento de um formulário. Na teoria, todas estas visitas seriam positivas, mas na prática o objetivo principal não seria cumprido.

É neste contexto que são criadas páginas especificas, que têm o objetivo claro de levar o visitante a tornar-se numa lead e, consequentemente, um cliente. Porém, esta página não tem necessariamente de ser a homepage do seu website, pelo que é fundamental distinguir uma da outra.

Objetivos de uma landing page

É fundamental que a sua landing page tenha objetivos bem definidos e que esteja otimizada para a concretização dos mesmos. Porém, existe uma função comum a todas estas páginas que será sempre o objetivo de qualquer marca: a conversão.

Essa conversão pode ser feita de várias formas: através do preenchimento de um formulário, da realização de uma chamada telefónica ou da compra de um produto ou serviço.

Como estruturar a minha landing page

A maioria das plataformas de criação de landing pages oferecem inúmeras soluções de templates bastante atrativos e eficazes. No entanto, existem alguns pontos que devem ser tidos em conta na hora de criar a estrutura da sua página:

  • Garanta que a landing page respira, ou seja, opte por manter vários espaços em branco para que a página não se torne cansativa;
  • Utilize fontes e tamanhos diferentes para dar enfase aos pormenores mais relevantes, como por exemplo os call to action (CTA);
  • Mantenha sempre uma apresentação clean, dedique atenção à escolha das cores, pois estas devem ser pensadas de forma a garantir uma melhor experiência do utilizador;
  • Opte sempre por utilizar imagens originais e de qualidade, pois, muitas vezes, algumas imagens retiradas da Internet podem estar sujeitas a direitos de autor.

Que conteúdo deve ter a landing page?

Na hora de desenvolver o conteúdo da sua landing page, existem algumas boas práticas que deve considerar, não só para aumentar a eficácia da sua página, mas para que esta seja bem recebida pelos motores de pesquisa. Neste sentido, deixamos-lhe algumas dicas que podem ser uma boa ajuda no desenvolvimento desta página:

  • Recorrer a testemunhos será sempre uma mais-valia, pois é um ótimo indicador para quem visita a página pela primeira vez. As opiniões dos clientes contam, atualmente, mais do que nunca;
  • Não tenha links de saída da página. Uma saída fácil pode levar muitos dos seus visitantes a não realizarem a ação pretendida;
  • Design responsivo, o must have atualmente. De pouco vale um design atrativo se a sua página não funcionar em todos os dispositivos.

A importância de testar

Como na maioria das vertentes no digital, a análise e acompanhamento dos resultados são peças fundamentais para o sucesso da sua estratégia. É fundamental, assim que a landing page estiver live, analisar os primeiros resultados e ajustar as vezes que forem necessárias para que esta seja bem-sucedida.

Uma das melhores formas de testar a sua página é realizar um teste A/B, ou seja, uma comparação de desempenho entre duas versões da landing page de forma a verificar a eficácia da página e perceber se as alterações que estão a ser realizadas têm o efeito desejado.

Como sempre, no marketing digital nada é imutável e este acompanhamento deve ser feito exaustivamente para que consiga alcançar os resultados desejados.

Métricas importantes

Para realizar este acompanhamento é necessário ter em consideração alguns indicadores que irão medir a eficácia da sua landing page:

  • Taxa de conversão;
  • Origem do tráfego;
  • Tempo médio na página;
  • Taxa de rejeição.

Ao dominar a criação de landing pages, poderá desenvolver uma estratégia que realmente impacte o seu público alvo e, consequentemente, melhore os seus resultados. Esperamos que este artigo o deixe mais perto dos seus objetivos.

Por: Gonçalo Figueira, digital marketeer

Fontes:

https://digilandia.io/transformacao-digital/landing-page/

https://rockcontent.com/br/blog/landing-page/