fbpx

A sua marca tem conteúdo relevante? Conheça a importância do branded content

branded content

Antigamente, as marcas comunicavam de forma intrusiva e pouco personalizada. Hoje, as novas estratégias e tecnologias permitem às marcas um diálogo mais próximo com o cliente. A dinâmica de divulgação da marca mudou e estas passam a estar associadas a informação relevante que passam ao consumidor.  

É neste contexto que surge o conceito de branded content, ou seja, a criação de conteúdo por parte de uma marca que vá ao encontro das expectativas e necessidades do seu público-alvo. Este conceito faz parte de um conjunto de ações previamente planeadas que têm como objetivo aumentar o reconhecimento, melhorar a experiência e o desejo pelos produtos de uma empresa.

Antes de mais, quem assume o papel principal na estratégia de branded content? Sem dúvida que o nosso consumidor é a peça central. Todo o conteúdo é produzido com o objetivo de ajudar o cliente e influenciar indiretamente as suas decisões.

Neste sentido, na prática, quais são as vantagens?

– Mexer com o inconsciente: Imagine que precisa de comprar uma bicicleta, é muito provável que, caso receba dicas sobre cuidados a ter com a sua bicicleta, se lembre da marca em questão. Isto acontece porque, ao criar conteúdo útil e relevante para o cliente, irá estreitar a relação com o mesmo e, consequentemente, a probabilidade de este se lembrar da marca aumenta. – Gerar confiança: Este é um fator diferencial no momento da decisão. Se a marca em questão já o tiver ajudado ou divertido numa determinada ocasião, a probabilidade de comprar aquele produto aumenta, porque achará que pode confiar em alguém que já conhece.

– Não ser intrusivo: Atualmente, a comunicação das marcas é contínua e o grande desafio passa por marcar presença sem invadir o espaço do cliente. A solução para isto é exatamente o branded content, através da criação de uma grande variedade de conteúdo (artigos de blogue, vídeos, podcasts, infografias, etc.).

Como produzir branded content? Este conceito está muito associado à curiosidade e surpresa, ou seja, a ideia de a marca oferecer conteúdo que supere as expectativas do público-alvo. Se isso acontecer, a probabilidade de gerar interesse será maior e, consequentemente, o consumidor vai-se identificar com a marca.

É neste sentido que muitas marcas optam por desenvolver conteúdo leve e divertido de forma espontânea, nunca esquecendo que o conteúdo deve ser relevante para que exista uma disseminação de conteúdo.

Mas existe uma diferença entre branded content e marketing de conteúdo?

É natural que depois de entendermos a definição de branded content possa existir alguma confusão com o conceito de marketing de conteúdo. No entanto, os dois conceitos, apesar de partilharem a mesma ferramenta (conteúdo), têm formas diferentes de a utilizar.

No branded content, o foco está no posicionamento e divulgação da marca. Por outro lado, o marketing de conteúdo tem um objetivo mais abrangente, na medida em que procura influenciar o consumidor a converter. Este segundo está muito associado ao famoso funil de vendas, ou seja, o trajeto do consumidor desde a descoberta da empresa à decisão de compra.

Na verdade, ambas as estratégias se complementam. Uma organização pode e deve utilizar as duas, de forma a gerar brand awareness e, simultaneamente, melhorar as vendas.