fbpx

O que é Knowledge Management?

Knowledge Management Teambuilding

Knowledge Management (KM) é o processo de criar, selecionar, partilhar e, de forma eficaz, usar e gerir o conhecimento dentro de uma organização. KM é uma ferramenta de comunicação interna e é usada para minuciosamente aplicar conhecimento de experiências anteriores a processos de tomada de decisão atuais ou de futuro, com o objetivo de melhorar a eficácia da organização.

Partilhar conhecimento é uma forma interessante de apresentar ideias novas e inovadoras. O propósito do KM é precisamente captar, usar e analisar o impacto do conhecimento coletivo de um grupo para impulsionar a organização. No mundo empresarial, a definição de Knowledge Management incluí a gestão de um portal de conhecimento onde informação específica sobre a empresa é armazenada.

Uso de KM

O Knowledge Management tem que ver com uma abordagem multidisciplinar para atingir objetivos organizacionais, dando o melhor uso ao conhecimento. Esta técnica apresenta soluções que facilitam o processo de selecionar, distribuir e usar o conhecimento a favor da empresa.

Quando uma organização consegue facilmente aceder, partilhar e atualizar o conhecimento relative ao negócio, então será mais produtiva e terá uma melhor relação custo-benefício. Porque a capacidade de aceder ao conhecimento certo na hora certa, através de um bom sistema de KM, irá permitir um mais rápido e correto processo de tomada de decisão e estimular colaboração e inovação.

Tipos de KM

O Knowledge Management auxilia na aquisição, organização e transferência de conhecimento dentro da organização. Há três tipos de KM:

  • O explícito, em que o conhecimento é fácil de pôr por palavras e partilhar;
  • O implícito, em que o conhecimento é aplicável;
  • O tácito, em que o conhecimento é apreendido por experiências pessoais através do trabalho.

Benefícios do KM

Quanto melhor a empresa partilhar a sua informação com o pessoal, melhor estará o negócio. Alguns benefícios do Knowledge Management são:

  • Tomadas de decisão mais rápidas
  • Acesso eficaz a informação relativa à organização
  • Aumento da colaboração e da produção de ideias
  • Melhoria na comunicação interna
  • Melhoria na qualidade de informação e dados
  • Otimização das formações de colaboradores

Exemplo de KM

Um exemplo de um sistema de KM são as wikis, ou intranets. Estas páginas web internas são ferramentas fáceis e rápidas que permitem a qualquer pessoa da organização perquisar, publicar ou armazenar informação numa localização central a toda a empresa. As wikis fornecem informação, garantindo a independência dos colaboradores aquando de uma dúvida, ou quando necessitam de contactar um colega que não é do seu departamento, por exemplo.

Por vezes as empresas perdem milhões por ano “só” porque falham na partilha de conhecimento. E isto acontece através de atividades e sistemas de KM.

Se deseja melhorar a sua comunicação interna para impulsionar o seu negócio, fale connosco.

Por: Marta Leite, produtora de conteúdos na Media em Movimento

Fontes:
Guru, what is knowledge management
KM World, what is Knowledge Management