fbpx

Como comunicar tecnologia na era da tecnologia

tecnologia

Ainda consegue imaginar como era o mundo sem tecnologia? Parece uma eternidade, mas a Internet só apareceu em meados da década de 80 e, até nessa altura, não tinha tomado conta da sociedade, era algo desconhecido. Tal começou a mudar entre o final do século XX e o início dos anos 2000, sendo que em 2012, mais de 2,4 biliões de pessoas, um terço da população mundial, já tinha acesso à internet. Nove anos passados, esta é uma realidade que assiste quase a totalidade da população mundial.

O “boom” foi tão grande que as empresas tiveram de se adaptar rapidamente a esta situação. Tudo mudou, a forma de fazer negócios, de aparecer, de estar presente nos meios digitais… Aliás, para a maioria das novas gerações, se a empresa não tiver presença online, o primeiro pensamento generalizado é que esta, ou não existe, ou não inspira confiança, para além de que se tiver, esta tem de ser bem trabalhada. E é aqui que chegamos a um ponto importante: Como ter uma presença sólida nos meios digitais?

Sempre ouvimos falar de marketing digital com “monstros” como o SEO, SEA, Copywriting, Social Media Marketing, Google Analytics e é isto que iremos desmistificar já de seguida, mas antes de tudo mais, é necessário um site.

E para construir um site, é preciso realizar um registo de domínio (que convém ser pensado e estar relacionado com o nome da marca em questão) que não é mais do que a morada e a indicação de onde vai correr o site. Posto isto, é necessário escolher um alojamento para acolher o nosso site, emails e documentos que deseja armazenar online. A nossa sugestão é que defina qual o objetivo, o que vai comunicar, o que vai vender, qual o target e qual a essência da marca.

Tendo o site criado, é preciso chamar a atenção para o mesmo e, consequentemente, para a empresa em questão. O Search Engine Marketing, que engloba o SEO (Search Engine Optimization) e o SEA (Search Engine Advertising), vai ajudar-nos a que isso suceda.

Comecemos pelo SEO que não é mais do que um conjunto de boas práticas para a indexação de sites nos motores de pesquisa, consiste em melhorar a quantidade e qualidade dos visitantes para o site, através de resultados naturais nos motores de pesquisa, contudo é um processo contínuo e demorado e cujos resultados aparecerão após um trabalho cuidadoso e persistente.

Relativamente ao SEA, este baseia-se em pagar para ter hiperligações (anúncios) para um site, apresentadas em resultados de pesquisas relevantes. Normalmente, estes são pagos por clique, sendo que a ferramenta a utilizar é o Google Ads.

Certamente, já ouviu falar em Facebook, Instagram, Twitter ou LinkedIn, mas e se lhe perguntarmos se conhece o Twitch, Snapchat ou o Tik Tok? Atualmente, há várias redes sociais que estão presentes na vida de cada um. Cabe à empresa identificar em quais plataformas pretende aparecer.

Porém, não basta aparecer, tem de o fazer com critério, pois os públicos estão em várias redes e cada uma tem as suas especificidades. Damos-lhe algumas dicas: é frequente as marcas fazerem várias publicações por dia ou por semana, o que propomos é que garanta presença em mais do que uma rede, em diversos formatos como texto, imagem, vídeo, stories, conteúdos de influenciadores, conteúdo editorial, assim como com campanhas e conteúdo promovido, pois, cada vez mais o investimento é obrigatório para crescer e ter alcance.

O resultado? Notoriedade, relevância, top of mind, informação ao cliente, construção de marca, posicionamento, criação de comunidade, alcance de um público-alvo específico, captação de tráfego e potenciação de conversão.

Ah… E não se esqueça do Copywriting! Este informa e promove. Como é que o faz? Através do modelo AIDA: Atenção, interesse, desejo e ação. E da técnica dos 5 C’s: claro, curto, capaz, correto e criativo.

Com todas estas plataformas criadas, é preciso medir para que possa ser melhorado e mais bem gerenciado. É desta forma que surge o Google Analytics (existem muitas ferramentas, para todos os gostos e feitios, mas esta é a mais utilizada) que vai ajudá-lo a perceber de onde vêm os cliques, para onde foram, o que viram no site e porque viram?

Fazendo um insight mais pormenorizado relativamente à área da tecnologia deixamos algumas sugestões que podem fazer com que o público aprecie mais a sua marca:

  • Tendo em conta que existem termos técnicos que são normalmente utilizados abundantemente em tecnologia, a nossa primeira sugestão é a utilização de uma linguagem acessível e facilmente percetível.
  • Mantendo a tónica simplista, acreditamos que a navegação nas plataformas de empresas tecnológicas deve ser minimalista, fornecendo uma experiência intuitiva aos seus clientes, apostando em designs descomplicados, com fácil e rápido acesso ao conteúdo e que este seja preciso e nítido.
  • O utilizador tem de ser o centro das atenções e, neste caso, as frases de call to action serão um forte aliado, tal como o conteúdo interativo, pois se este for útil e relevante, será a principal razão para que permaneçam no seu site.
  • Ser transparente em todos os momentos, especialmente quando há uma crise, pois a falta de comunicação dará espaço a ruído, normalmente negativo, o que pode danificar a imagem da marca, algumas vezes, de forma permanente.
  • Eis uma chamada à realidade: por maior e melhor que a sua empresa seja, lembre-se que haverá sempre gente inteligente a criar. Mantenha-se humilde e atualizado.
  • Contudo, o ponto mais importante, é a humanização da empresa tecnológica, a importância de nos focarmos nas pessoas. É preciso entender e estar disponível para o humano do outro lado de um dispositivo ou serviço, pois é para isso que muitas soluções de tecnologias de informação são criadas e, posteriormente, vendidas, para facilitar a vida das pessoas. Só assim será possível transmitir informações e ser compreendido.

Esta é uma estrada desafiante, cheia de obstáculos e curvas contracurvas, porém, se tiver as ferramentas necessárias, aliadas a uma estratégia dirigida ao que o seu consumidor pretende, as hipóteses de chegar ao seu destino incólume, serão altamente maiores.

João Carreira.

Fontes:

http://aboutcom.com.br/pt/por-que-empresas-de-tecnologia-devem-considerar-um-discurso-humanizado-em-suas-estrategias/#t2h

http://lovemyjob.com.br/como-a-tecnologia-transformou-a-forma-de-se-comunicar-no-mundo-corporativo/

https://www.tudocelular.com/android/noticias/n101454/samsung-recupera-crise-note-7.html