fbpx

Inventa International lança barómetro Patentes Made in Portugal 2020

inventa international barómetro inventa patentes made in portugal

Com vista a acompanhar a evolução dos pedidos de proteção de patentes em Portugal, a Inventa International, consultora especializada em propriedade intelectual, lança o Barómetro Patentes Made in Portugal 2020 que apresenta estatísticas e indicadores desde os anos 2000. O barómetro revela a origem dos pedidos de patentes, a crescente internacionalização e os setores tecnológicos mais inovadores em Portugal.

A Inventa International recorreu a bases de dados disponibilizadas pela WIPO (Organização Mundial de Propriedade Industrial), pelo EPO (Instituto Europeu de Patentes), consultando dados desde 2000 a 2018, assim como a estatísticas da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e dos relatórios anuais do INPI (instituto Nacional de Propriedade Industrial).

O Barómetro Inventa Patentes Made in Portugal revela o crescimento de pedidos de patentes ao longo dos anos e a tendência de crescimento de patentes concedidas ou válidas existentes em diversos países do mundo. As invenções desenvolvidas por requerentes nacionais estão cada vez mais a internacionalizar-se, sendo submetidas maioritariamente perante o Instituto Europeu de Patentes (EPO) e o Instituto Norte-Americano de Patentes e Marcas (USPTO). Ainda assim, destacam-se os avanços notáveis no aumento de pedidos de patente, nomeadamente desde 2017, apresentados perante o Instituto Chinês de Patentes.

 O barómetro destaca também o aumento de pedidos de patentes em setores tecnológicos, inclusive nas chamadas “tecnologias verdes”, assim como o aumento de pedidos na indústria farmacêutica, engenharia civil ou química orgânica fina, demonstrando uma crescente aposta na investigação e inovação nacional.