Gerir uma crise passa por localizar a origem e medir o impacto no seu negócio. A Media em Movimento dá-lhe alguns exemplos que podem ajudá-lo, antecipando algumas decisões.
É muito importante localizar fontes de informação que lhe permitam ir medindo o impacto de uma crise. As fontes podem ser diversas:
– Notícias na imprensa;
– Posts nas redes sociais;
– Emails com feedback de clientes;
– Pedidos/sugestões de colaboradores;
– Portais de reclamações;
– Petições online, entre outras.
Crie uma listagem das fontes de informação e monitorize-as diariamente, criando um diário de bordo com a evolução e resolução para cada uma.
Deve ainda classificar os conteúdos de cada fonte por prioridade, definindo respostas para cada uma, organizando o seu plano de comunicação de crise. Isso irá ajudar a manter a boa comunicação interna e a medir os impactos na fase de avaliação da crise.
Envolva a sua equipa
Todos sabemos que em situação de crise de uma empresa, especialmente a financeira, a tendência é cortar o investimento na comunicação e no marketing.
Ora, isso é um erro de gestão que vai sair caro mais tarde, obrigando a empresa a (Re)agir ao invés de criar as suas próprias soluções, inovando na forma como encara o motivo da crise.
Reforçamos a importância dos colaboradores estarem bem informados da situação atual da empresa, pois só assim “vestirão a camisola”.
Um profissional satisfeito irá comprometer-se com as decisões de gestão da administração, criando empatia com as soluções encontradas e irá querer fazer parte do processo.
Por isso, a solução é comunicar de forma transparente, evitando ruídos e boatos, melhorando o clima organizacional.
Dicas de comunicação interna para que a equipa acompanhe o processo:
– Disponha de uma intranet ou local de publicação de comunicados internos;
– Crie uma newsletter interna, mesmo que digital, para publicar decisões e notícias da empresa;
– Invista na comunicação interpessoal – delegue aos supervisores a passagem da informação internamente;
– Potencie dinâmicas de grupo para testar ideias e novas abordagens a desafios da empresa;
– Apresente os resultados em equipa para que sejam validados.
Inovação com Canvas
O Business Model Canvas é um mapa das principais áreas que constituem uma empresa e pode ser também uma receita de estratégia na monitorização de crises, encontrando soluções inovadoras de saída e até reinvenção de negócios.
O mapa é um resumo dos pontos chave de um plano de negócio, mas não deixa de excluir um plano de negócio em si, é uma ferramenta menos formal que pode ser utilizada com mais frequência no dia a dia.
Mafalda Marques, diretora-geral da Media em Movimento
Bibliografia
- Plano de Negócios com o modelo Canvas, José Dornelas, Adriana Bim, Gustavo Freitas, Edições UTC
- Gestão de Crise e Comunicação, Joao José Forni, Atlas Editora
- CRISES – De Ameaças a Oportunidades: Gestão Estratégica de Comunicação de Crises, António Marques Mendes e Francisco Costa Pereira, Edições Sílabo
- Gestão de Crise, Joaquim Caetano, Maria Vasconcelos e Paulo Vasconcelos, Editorial Presença