Comunicar para empresas (B2B) é muito diferente de comunicar para o consumidor final (B2C). Enquanto a comunicação B2C é mais emocional e voltada para benefícios imediatos, a comunicação B2B é mais racional, técnica e focada em resultados de negócios e relações de longo prazo. Gerar audiência nos novos meios de comunicação é, assim, mais desafiante. Por isso, importa colocar o cliente no centro da estratégia.
Este tema é desafiante quando um negócio tem estes dois públicos alvo em simultãneo (empresas e consumidor final), como por exemplo, negócios em Franchising. Se por um lado, o Master (franchising) procura potenciais franchisados para investir e fazer crescer a sua rede, por outro, precisa de consumidores que justifique a abertura de novas unidades. É um círculo virtuoso que importa cuidar em marketing e comunicação.
A Media em Movimento tem ampla experiência na comunicação de redes de franchising. Nestes casos, é crucial desenvolver uma estratégia de comunicação segmentada. Isso garante que cada público receba mensagens relevantes e adequadas às suas necessidades (1).
Aqui estão algumas estratégias que usamos para segmentação de comunicações eficazes:
1. Mensagens Personalizadas
Se por um lado, em B2B, o foco está em benefícios empresariais, no ROI (Retorno do Investimento), eficiência operacional e suporte técnico, com uma linguagem mais formal e profissional… já em B2C, o destaque está nos benefícios pessoais, experiências e emoções, usando uma linguagem mais descontraída e acessível.
2. Canais de Comunicação
Enquanto que em B2B se usa mais o LinkedIn, newsletters especializadas, eventos corporativos e webinares… em B2C, as redes sociais mais usadas (em Portugal) são o Facebook e Instagram, aposta-se mais campanhas de e-mail marketing, em SMS e aplicativos móveis.
3. Conteúdo Relevante (obrigatório)
Quando em B2B importam as métricas, os estudos de caso, whitepapers, relatórios de pesquisa, infográficos detalhados, artigos de blog com insights do setor….em B2C aposta-se em ofertas especiais, promoções, vídeos, tutoriais, histórias de clientes, posts em redes sociais com foco em estilo de vida.
4. Frequência
Em B2B, a comunicação deve ser regular mas não intrusiva, como newsletters mensais ou trimestrais, atualizações de produto, e-mails pós-evento…. já em B2C, as comunicações são mais frequentes com foco em promoções sazonais, lançamentos de produtos e atualizações contínuas nas redes sociais.
O que fazemos, como agência de marketing, é implementar estratégias de comunicação que contemplem estas boas práticas para maximizar a eficácia dos conteúdos, de forma personalizada para cada alvo.
Somos especialistas e tornamos o seu negócio GLOBAL.
Saiba mais aqui.
(1) A estrutura de audiência das mensagens corporativas influencia a seleção de premissas de valor e objetivo e a ativação de relações inferenciais específicas no raciocínio prático.
Palmieri, R., & Mazzali-Lurati, S. (2017). Practical reasoning in corporate communication with multiple audiences.
Journal of Argumentation in Context, 6, 167-192. https://doi.org/10.1075/JAIC.6.2.03PAL.