fbpx

A onda do áudio marketing

As empresas estão constantemente em busca de novas formas de se reinventar e o áudio tem vindo a ser um dos meios de comunicação mais utilizados por cada pessoa, e desde a pandemia que assim o é.

Uma das tendências mais eficazes, que emergiu nos últimos anos e que tem vindo a ganhar cada vez mais espaço, é o áudio marketing. Esta estratégia utiliza elementos sonoros, como músicas, efeitos sonoros e até mesmo a voz, para construir uma identidade de marca única e envolvente.

Os seres humanos são naturalmente atraídos por sons e música, e esses elementos podem ter um impacto profundo nas nossas emoções e comportamentos. A audição desempenha um papel fundamental na experiência de cada um e o audiomarketing aproveita essa conexão, entre o som e a emoção, para criar uma conexão mais forte entre a marca e o cliente.

Segundo o estudo Europe Digital Audio Advertising Report 2023, produzido pelo GroupM Nexus, organização de marketing de performance integrada no GroupM, em parceria com o Interactive Advertising Bureau Europe (IAB Europe), 66% das empresas pretende no futuro apostar financeiramente no áudio, o que faz com que evolua para um dos maiores instrumentos de comunicação.

Três motivos para a utilização de áudio marketing

Construção de Identidade de Marca

Um dos principais benefícios do audiomarketing é a capacidade de construir uma identidade de marca distinta. Ao criar músicas originais ou até mesmo utilizar uma voz reconhecível, uma empresa pode diferenciar-se da concorrência. Essa identidade sonora pode ser tão forte quanto um logótipo visual e pode ser instantaneamente associada à marca.

Por exemplo, marcas como a Coca-Cola e a McDonald’s criaram “jingles” que se tornaram virais e inesquecíveis, estando de forma intrínseca ligados às suas marcas.

Veja aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ca5S85mhFbE

Reforço da Memória e do Reconhecimento de Marca

O áudio marketing também desempenha um papel importante na construção da memória de marca. A repetição de elementos sonoros específicos em anúncios, vídeos e outros materiais de marketing ajuda no reforço da associação entre o som e a marca na mente dos consumidores. O que faz com que exista um reconhecimento da marca e a fidelidade do cliente (Top of Minds).

Como por exemplo, o Podcast da PME Magazine, chamado “Influencia-me”, era um podcast direcionado para isso mesmo, comunicar e debater sobre marcas e os seus desafios.

Acessibilidade e Inclusão

O áudio marketing pode ser uma ferramenta importante para tornar as empresas mais acessíveis e inclusivas. A colocação de descrições com som em anúncios e vídeos pode tornar o conteúdo mais acessível para pessoas com deficiência visual, ampliando assim o alcance da marca.

O mundo da comunicação está em constante desenvolvimento e o áudio marketing apesar de estar presente há alguns anos volta à baila, e, as empresas que desejam destacar-se ou simplesmente procuram uma nova técnica devem apostar no áudio marketing, como estratégia de marketing.

Por: Joana Mendes, press officer trainee