fbpx

Loja online vs. Marketplace: qual a melhor opção?

Comércio Eletrónico

Com a pandemia covid-19, o crescimento do comércio eletrónico afirmou-se como uma tendência, as lojas procuram garantir o seu espaço online e as marcas não podem ficar indiferentes. No entanto, uma das questões quando uma marca se está a iniciar no comercio eletrónico é se deve investir numa loja online ou operar via marketplace.

Optar entre uma loja virtual ou marketplace é uma decisão estratégica, que deve ser tomada tendo em consideração o perfil do seu negócio, os recursos disponíveis e as metas de crescimento traçadas. 

O que é uma loja online?

Uma loja online é um espaço virtual de compra e venda de produtos de uma determinada marca. Existem cada vez mais casos de lojas que só existem online, mas a maioria continua a possuir lojas físicas e online.

Neste caso, a marca é responsável pelo envio das encomendas e deve assegurar a garantia dos produtos até ao consumidor final. O pagamento é feito diretamente na loja através de métodos de pagamento virtuais selecionados.

Vantagens de ter uma loja online?

O facto de poder controlar todo o processo é uma das maiores vantagens das lojas virtuais próprias. Permite que possa definir preços e promoções e gerir toda a logística. Na prática: a minha loja, as minhas regras. E isto aplica-se também a questões relacionadas com o conteúdo, design do site e promoção da marca. 

Para além disto, optar por uma loja online oferece também uma experiência omnicanal, isto é, integrar a sua loja online nas vendas que faz fisicamente. Esta opção permite ter uma maior abrangência e alcance ao ampliar o seu campo de atuação internacionalmente e uma maior proximidade com o seu público-alvo.

Como não tem intermediários nem tem de pagar comissões, pode ter maior margem de lucro e menos despesas, o que pode compensar o investimento inicial. 

As desvantagens?

As lojas virtuais são criadas e geridas pelas empresas. O que significa, desde logo, investimento e disponibilidade de recursos. Para ter uma loja virtual, a empresa tem de investir na criação da plataforma onde se vai expor e através da qual venderá os produtos ou serviços.

Além da criação do site é necessário um investimento para gerar tráfego, isto é, para levar as pessoas até esse site. Ou seja, deve ser criada uma estratégia de marketing digital, não só para fazer este encaminhamento de forma eficaz, como para medir e analisar métricas.

O que é um Marketplace?

Por sua vez, um marketplace diz respeito a um espaço comparável aos centros comerciais, mas online. Dentro da mesma plataforma consegue aceder a diferentes marcas que partilham os seus produtos, o que permite oferecer aos clientes diferentes opções. Na prática, o Marketplace é modelo de negócio no qual o lojista utiliza o espaço de outra marca já consolidada, funcionando como uma montra dos seus produtos.

Vantagens de optar por um Marketplace?

Ao aderir a um marketplace já terá grande parte do trabalho feito. A plataforma já existe, logo não tem de pensar ou investir em estratégias para gerar tráfego, porque este é, por natureza, elevado. A sua marca terá mais visibilidade também nos motores de busca, o que é bastante vantajoso em termos de prestígio e no aumento de interesse.

Neste sentido, terá um custo-benefício, isto significa que mesmo com a existência de taxas e/ou comissões sobre as vendas é mais provável que o valor pago a estas plataformas seja inferior ao custo de ter um site próprio.

As desvantagens?

O facto de ser uma estrutura global e de grande dimensão pode ser uma desvantagem para a sua empresa, já que terá menos controlo sobre a forma como os seus produtos são apresentados. A dependência em relação à plataforma é mais elevada e a autonomia para tomar decisões é, por isso, mais reduzida.

A comunicação e o relacionamento próximo com os seus clientes poderão também ser mais difíceis. Como consequência, a concorrência vai ser maior e mais próxima, o que pode dificultar a afirmação da marca, na medida em que um marketplace vende várias marcas e produtos e é provável que os seus concorrentes também lá estejam. 

Por: Gonçalo Figueira, digital marketer