fbpx

O segredo está no CTA

Call-to-Action

Se trabalhas em Marketing Digital, certamente já te terás cruzado com o termo Call-to-action (CTA). Mas se por acaso não trabalhas na área, muito provavelmente também já interagiste com este conceito mesmo sem te aperceberes.

Para que a tua marca seja credível e bem-sucedida, as pessoas precisam de confiar em ti e na tua proposta de valor. E qual é a melhor forma de conquistar a confiança do teu público-alvo? Oferecendo-lhe conteúdo interessante, útil e relevante nos momentos-chave.

No entanto, limitares-te a partilhar conteúdo não fará com que elas se tornem automaticamente teus clientes. Precisas de lhes mostrar aquilo de que precisam, o que podem estar a perder e o que precisam de fazer para mudar este paradigma. É neste ponto que entra o Call-to-Action (CTA).

O que é um CTA?

Mas afinal o que é um CTA? Um Call-to-Action é, na prática, uma chamada para a ação, ou seja, é qualquer incentivo – visual ou textual – que leve o utilizador a realizar uma determinada ação.

Em termos práticos, o CTA serve para guiar o nosso público-alvo em cada etapa do funil, mostrando-lhe aquilo que ele deverá fazer para usufruir do teu conteúdo, produto ou serviço, de modo a facilitar o processo para ambos os lados. Porém, saber escolher o tipo de Call-to-Action mais adequado para cada situação faz toda a diferença para atingir os nossos objetivos de marketing digital.

Como escolher o CTA certo?

  • Considerar as várias etapas do funil de vendas:

É fundamental entender para que fase do funil estamos a trabalhar e qual o tipo de visitante que queremos atrair. Por exemplo, não será relevante mostrar a um utilizador que acaba de entrar no teu site um CTA para um teste gratuito do produto.

  • Conhecer bem o nosso público-alvo:

Quando queremos levar alguém a realizar uma ação, é fundamental conhecer os interesses, necessidades e problemas dessa pessoa. O objetivo será criar uma oferta exclusiva para um segmento específico da tua audiência.

  • Definir um objetivo claro:

Colocar um determinado CTA num local estratégico requer, à partida, um objetivo bem definido. Porém, no ambiente digital, alguns destes CTA podem ter objetivos comuns, tais como: gerar tráfego para artigos de blog; assinatura de newsletter; realizar um download; seguidores e interações nas redes sociais ou apenas assistir a um vídeo.

Tipos de CTA:

Agora que já sabes o que é um Call-to-Action e qual a sua importância, vamos mostrar-te de que forma este poderá ser apresentado.

Um CTA pode surgir sob diversas formas, mas tem sempre uma coisa em comum: é uma chamada para a ação personalizada que chama a atenção do utilizador através de um design apelativo. Deixamos-te alguns dos formatos mais comuns:

  1. Banners
  2. Botões
  3. Links de texto
  4. Imagens nas Redes Sociais

Deixamos-te ainda alguns dos canais onde são utilizados este tipo de formatos:

  1. Páginas de um website
  2. Redes Sociais
  3. E-mail Marketing
  4. Posts de Blog
  5. Anúncios

Depois de escolheres estrategicamente o sítio onde vais colocar o teu CTA, será necessário analisar a performance do mesmo. Será que está a converter? Uma cor diferente traria melhores resultados? A chamada para a ação é clara?

É nesta altura que entra a análise de resultados, na maioria das vezes associada ao Google Analytics, onde os números são analisados regularmente de forma a perceber qual o melhor Call-to-Action para o teu público.

Por: Gonçalo Figueira, Digital Marketer