fbpx

Como divulgar um evento?

eventos

Os eventos corporativos são a oportunidade ideal para juntar todos aqueles que têm interesses comuns e, simultaneamente, posicionar um negócio ou uma empresa. Sejam eles para colaboradores, para clientes ou para parceiros, quando bem organizados, permitem que alcance os seus objetivos. Mas, como em tudo, também a divulgação é um passo fulcral para que o sucesso seja garantido. Por isso, hoje falamos-lhe sobre como divulgar um evento.

Físicos ou digitais, os eventos corporativos são um investimento cujo retorno é inegável: podem ser uma forma de aumentar a produtividade dos colaboradores, ao valorizá-los; podem atrair potenciais clientes ou fidelizar aqueles que já têm uma relação com a marca; permitem alcançar novos parceiros e promovem o network; são uma forma de aumentar as vendas e de melhorar a reputação da sua marca. Mas para que consiga tudo isto é necessário, além de apostar na boa preparação do evento, investir na sua divulgação.

Quais os passos a seguir?

  • Definir todas as informações – O primeiro passo passa por definir as informações relativas ao evento: além do formato, do local, da hora e do programa, é necessário que esteja bem assente qual o propósito do evento e qual o valor que vai acrescentar aos participantes. São estas as informações que deverão ser o foco da divulgação.
  • Definir os objetivos – Se a boa definição dos objetivos do evento é crucial, o mesmo se deve dizer sobre os objetivos da comunicação. É necessário definir bem o que é pretendido com a divulgação, para que as estratégias e as ações definidas os cumpram.
  • Definir o públicoalvo – É necessário saber ao certo quem queremos que seja impactado pela divulgação do nosso evento. Aqui não falamos apenas de potenciais parceiros, mas de outros stakeholders que possamos querer envolvidos: fornecedores, parceiros, imprensa, entre outros.
  • Definir a estratégia de comunicação – O caminho que vamos percorrer para a divulgação do evento tem de estar bem explícito: de que forma pretendemos realizar esta comunicação? Qual o conceito que vai orientar as ações definidas?
  • Definir as ações de divulgação – Deve escolher os meios e os canais de comunicação a utilizar para alcançar o público de forma eficaz. Alguns exemplos passam por:
    • Redes sociais – consoante os objetivos, é importante definir as que fazem mais sentido estar presente;
    • Email marketing – o envio de newsletters para bases de dado personalizadas e segmentadas permite alcançar quem pretendemos;
    • Convites impressos ou digitais;
    • Cartazes, outdoors, mupis;
    • Flyers ou brochuras;
    • Vídeos promocionais.

Já quando falamos sobre a comunicação com os colaboradores, deve ser a própria empresa a divulgar diretamente o evento, seja através de uma reunião, de um email, de cartazes, da intranet, entre outros.

Além disso, pode fazer sentido apostar em conteúdos pagos, já que estes permitem um maior alcance de público segmentado.

  • Definir o cronograma de divulgação – Depois de definidas as ações, é importante criar um cronograma com prazos para todas as tarefas que a divulgação envolve, desde a criação dos materiais à avaliação de toda a ação, bem como com todos os responsáveis pelas tarefas.

Apesar de todos estes passos serem universais, o fator chave para que a divulgação do seu evento seja um sucesso é a criatividade e a aposta em ações diferenciadoras, seja através de parcerias com patrocinadores ou influenciadores, de dinâmicas com os media, através de ações de rua diferenciadoras ou através de dinâmicas digitais que sobressaiam. O segredo é não ter medo de arriscar.

E agora? Do que está à espera? Comece já a preparar a divulgação do seu evento.

Por: Sofia Neves, digital marketeer na Media em Movimento

Fontes:

https://the.pt/blogue/tipos-de-eventos-corporativos/

https://www.fabrikadeeventos.com.br/confira-como-divulgar-um-evento-corporativo/

https://www.moblee.com.br/blog/como-divulgar-um-evento/