fbpx

Reputação do CEO: como gerir de forma eficaz?

reputação CEO

A reputação das empresas anda, hoje, de braço dado com a reputação dos seus CEO, com esta última a ganhar a cada dia que passa maior importância. Torna-se, assim, cada vez mais relevante perceber: de que forma podemos gerir a reputação de um CEO de forma eficaz? Descubra connosco.

Com as redes sociais a crescerem ano após ano, e com tudo à sua volta a moldar-se a elas, verificámos que a forma de ser CEO e gerir este cargo não foi exceção. Os diretores executivos das empresas passam a ser, eles próprios, parte do negócio e devem gerir a sua imagem e reputação como tal.

Um estudo levado a cabo por Weber Shandwick em parceria com a KRC chegou à conclusão de que a reputação de uma empresa está ligada, pelo público, diretamente à reputação do CEO e esta tendência vai manter-se ou crescer.

Ainda tem dúvidas? A relevância dada pelo público à reputação de um CEO não é a única razão pela qual se deve apostar na gestão desta reputação. Ao fazê-lo, além de potenciar a reputação de um negócio, permite que o CEO se possa posicionar como especialista na sua área enquanto, simultaneamente, pode potenciar a sua relação com o público da sua empresa, comunicando com ele, e pode criar uma relação de confiança com os seus clientes e não só, posicionando-se como um bom líder.

Gerir a reputação do CEO significa aumentar a confiança nele e na sua marca e, em última instância, pode atrair oportunidades de negócios e parcerias. Tal como Zig Ziglar disse: “Se as pessoas gostarem de si, vão ouvi-lo, mas se confiarem em si, vão fazer negócios consigo”.

Uma boa gestão da reputação do CEO pode, então, ser sinónimo de confiança na empresa, aumento da sua reputação e descoberta de novas oportunidades. Assim, o foco é tratar o CEO como uma marca e realizar personal branding. Do que estamos a falar?

“A sua marca é o que as pessoas dizem sobre si quando não está na sala”, advoga Jeff Bezos.

O personal branding diz respeito à criação de presença e autoridade através de uma estratégia, neste caso, adotada tanto offline como online.

William Arruda disse que o personal branding era sobre “colocar a sua marca no valor que oferece aos outros”. Tudo o que faz representa, de alguma forma, aquilo que é. Assim, as publicações, as partilhas e os comentários que realiza nas redes sociais são uma forma de as pessoas criarem uma perceção sobre si, bem como a forma como se comporta nas relações interpessoais ou a forma como responde em entrevistas.

Ao apostar na gestão da sua reputação, vai poder posicionar-se como deseja, transmitir as mensagens que quiser, criar a imagem e a reputação que pretende e, invariavelmente, ser associado ao seu negócio, fazendo-o, por isso, crescer.

Como pode, então, criar a sua marca pessoal?

1 – Conheça-se. Antes de querer transmitir algo, tem de saber o que quer transmitir, saber quais os seus objetivos, quais as suas capacidades, virtudes e defeitos, para que saiba de que forma é único e autêntico.

2 – Conheça a visão que têm de si. Saiba o que pensam sobre si e qual a ideia que passa, para ter uma ideia de que forma está a marca que já tem vindo a deixar.

3 – Conheça quem quer alcançar. Ao querer gerir a sua reputação, é necessário saber com quem vai estar a falar e, acima de tudo, com quem pretende falar. Tendo isto em consideração, a linguagem, o tom e os canais a serem utilizados podem variar.

4 – Desenhe a sua estratégia. O querer e saber o que quer são apenas um passo para realizar esta gestão. Com as redes sociais esta necessidade é ainda maior, já que só desta forma vai poder potenciar a mensagem que pretende transmitir e ter uma forma de comunicar eficaz. Saiba quais os conteúdos relevantes, saiba como se quer posicionar e como fazê-lo, sobre o que quer falar e como.

A reputação do CEO começa a ser construída offline, com a forma de liderar as suas equipas e de lidar com elas, mas é mantida e ampliada sobretudo online, com as redes sociais a funcionar como palco para esta gestão, e também através da presença mediática.

Através do personal branding, pode criar e gerir a sua marca pessoal. Mas não se esqueça: como com qualquer marca, é necessário analisar o mercado, delinear uma estratégia, apostar na criatividade, no storytelling e na monitorização e avaliação das suas redes sociais.

Do que está à espera para começar?

Por Sofia Neves, digital marketing na Media em Movimento

Fontes:

https://lizetemangueleze.com/personal-branding-o-impacto-da-reputacao-do-ceo-na-marca-corporativa/

https://www.affde.com/pt/ceo-reputation-management.html

https://fia.com.br/blog/personal-branding/

https://rockcontent.com/br/blog/personal-branding/