fbpx

Como comunicar uma marca quando o assunto é o Mundial de futebol?

futebol

Mais do que um evento futebolístico, o campeonato do mundo de futebol da FIFA promove o apoio às seleções e a paixão pelo futebol a nível mundial. Este ano, o campeonato terá início no próximo dia 20, no Catar, mas há meses que o evento tem movimentado a agenda mediática, os eventos sociais, o surgimento de novos produtos e, claro, as campanhas de comunicação das marcas em diversos lugares do mundo.

Seja através da união entre as novas tendências e a paixão pelo futebol ou pela inserção dos seus produtos e serviços na atmosfera futebolística da FIFA, o objetivo é que os apoiantes vivam o evento através da experiência com a marca. Algumas empresas que já conseguiram atingir este objetivo e estar sempre na memória dos consumidores em eventos como este, como é o caso da Coca-Cola.

Há mais de três décadas que a Coca-cola é patrocinadora oficial do mundial e, por consequência, produziu inúmeras campanhas de sucesso que ligaram o seu produto ao evento. Como é o caso das músicas que embalam o mundial. Quando se pensa no Mundial de Futebol da FIFA, é inevitável associá-lo à música que será cantada pela pelos adeptos e à bebida dos momentos de comemoração da vitória, neste caso, a Coca-Cola. Em 2010, a marca lançou o hino oficial da sua campanha para o Mundial, a música “Wavin’ Flag”, do cantor K’naan, que acabou por tornar-se tão conhecido como o hino oficial da FIFA naquele ano. Já para o Mundial do Catar, a Coca-Cola gravou, no seu próprio estúdio “Coke Studio”, o hino oficial para a sua campanha designado Kind of Magic, uma homenagem à banda Queen, numa colaboração entre três artistas femininas.

A Coca-Cola é, por si só, um produto que se associa à felicidade, aos momentos de união e de prazer. Para outras marcas, a forma de fazer-se presente num evento de tamanha notoriedade é a partir da associação às tendências do momento, de forma que novos públicos sejam atingidos e novos significados criados.

A Visa, por exemplo, como parceira oficial do Mundial de Futebol da FIFA desde 2006, optou por unir o futebol à uma nova tendência em ascensão neste ano – as NFT (Token não fungível). Com o apoio de um algoritmo da XK Studios, a empresa lançou uma coleção de cinco NFT inspirados em golos marcantes de diferentes mundiais, que serão leiloados e o dinheiro doado para uma instituição no Reino Unido. A Visa realizará, ainda, uma ativação imersiva, em parceria com a Crypto, plataforma de compra e venda de criptomoedas patrocinadora oficial do Mundial, em que alguns fãs poderão realizar as suas próprias artes digitais em homenagem ao futebol, com a possibilidade de transformá-las em NFT.

Independentemente do produto ou serviço, as marcas querem associar-se à experiência do Mundial do Futebol com seus serviços e produtos, mostrando que podem fazer-se presentes em momentos que são importantes para os seus clientes.

A Qatar Airways, por sua vez, irá proporcionar uma “experiência FIFA a bordo”, em que os passageiros que realizarem viagens no período do campeonato irão embarcar em cabinas inspiradas no futebol, com kits de voo exclusivos da FIFA, menu de jantar personalizado e pijamas inspirados nas camisolas de futebol. Nos voos da companhia aérea será, também, possível assistir à transmissão ao vivo, de forma gratuita, de todos os jogos do Mundial.

O valor que este tipo de ação traz para as empresas vai muito além do aumento nas vendas. Estas ações criam laços e memórias afetivas pois com este trabalho as marcas fazem-se presentes em momentos que despertam aquilo que há de melhor nas pessoas – a união, a alegria e a paixão em

torcer pela sua seleção. Este é um trabalho contínuo que leva as empresas a ganharem lovemarks por gerações.

Eduarda Coelho, PR trainee na Media em Movimento

Fontes:

Coca-Cola lança hino oficial da campanha para celebrar a Copa do Mundo da FIFA

https://livecoins.com.br/visa-lanca-nfts-da-copa-do-mundo-dias-antes-do-mundial-do-catar